O estado da arte em políticas de mobilidade urbana – novas perspectivas para identificar fatores de influência ao fracasso

Autores

  • Éverton Aristides Margueiro Professor, Doutorando em Administração Universidade Paulista (UNIP); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP; Universidade Anhembi Morumbi – UAM.
  • Roberto Bazanini Professor, Doutor, Universidade Paulista (UNIP), Brasil.

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Comportamento; Modal de Transporte.

Resumo

O tema análises em políticas públicas apresentou alto volume de publicações na última década, para o tema cidades inteligentes, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-2030). A diversidade de estudos estimulou o levantamento preliminar do Estado da Arte para identificar o estágio de estudos sobre análises de políticas públicas de mobilidade urbana, que indicou o predomínio de pesquisas que analisam de forma reativa, políticas já implementadas, com os temas governança, centralidade e resultados. O levantamento também delimitou o surgimento de novas tendências, para inferir que o fenômeno cultura possa se tornar um elemento determinante e antecedente para detectar fatores de influência ao fracasso de políticas públicas. Definiu-se cultura como práticas, hábitos e comportamentos atitudinais, categorizados como precedente, inercial e desenvolvida, para estabelecer um modelo transversal de análises de políticas públicas de mobilidade urbana. Como resultado, a análise dos fatores da categoria cultura inercial são de difícil mensuração devido falhas no mapeamento de fatores culturais precedentes, para antever soluções. Como contribuição infere-se a cultura como imprescindível à proposição de modelos de análises e em planos gerenciais de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

MARGUEIRO, Éverton Aristides; BAZANINI, Roberto. O estado da arte em políticas de mobilidade urbana – novas perspectivas para identificar fatores de influência ao fracasso. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 4, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4081. Acesso em: 23 nov. 2024.