A percepção de graduandos do ensino superior sobre as mudanças climáticas
Palavras-chave:
Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Percepção, UniversitáriosResumo
As mudanças climáticas apresentam grande preocupação e uma busca intensiva por soluções e formas de conter seus efeitos. Portanto, é necessário a unidade entre Estado e sociedade para a realização de atitudes concretas de mitigação, para isso a comunidade precisa estar sensibilizada e alfabetizada ambientalmente. Em vista disso, esse trabalho teve por objetivo investigar e analisar a percepção e o envolvimento de estudantes universitários em relação às mudanças climáticas. Para este fim, foi realizada uma pesquisa exploratória com os alunos da Universidade Estácio de Sá, de diferentes áreas de conhecimento, as perguntas analisaram o conhecimento climático, as atividades e percepção em relação a mudança do clima e a percepção dos indivíduos sobre a capacitação ambiental que têm recebido. No total foram obtidas 69 respostas da parte de estudantes de 15 cursos diferentes, predominando o curso de Ciências Biológicas. A análise das respostas permitiu observar a forma como esses estudantes se relacionam com o meio ambiente, em sua maioria, acreditam que o clima está mudando e se demostraram abertos em participar de ações mitigadoras e discussões sobre as mudanças climáticas. Contudo, percebe-se superficialidade e falta de responsabilidade na fala de parte dos estudantes, isso se dá pela desinformação e a carência de uma educação ambiental que seja crítica e emancipatória.
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