Trabalhando a Educação Ambiental na Educação Infantil, utilizando os princípios da abordagem CTSA
Resumo
A Educação Infantil é uma etapa importante da Educação Básica e fundamental para a formação de nossas crianças, por isso, neste trabalho, a proposta foi trabalhar a Educação Ambiental com as crianças, a partir de espaços não formais, mais especificamente o Parque Municipal Barreiros (PMB), pautados pelos princípios da Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Este trabalho é parte de uma tese de doutorado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção-ação-pedagógica. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual discursiva. Durante a desenvolvimento do trabalho foi realizada uma sequência didática que previa uma discussão inicial sobre o tema, uma visita ao local (PMB) e realização de diferentes atividades sobre a visita realizada. Os resultados mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico, da argumentação, da percepção ambiental e a preocupação com as questões relacionadas à conservação da natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.