A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS À GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • César Costa Sanches
  • André Jesus Periçato
  • Cleres do Nascimento Mansano

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324081020151119

Resumo

Este trabalho é o resultado da aplicação do Estágio Supervisionado em Geografia, sendo realizado em dois colégios estaduais, situados em cidades vizinhas, sendo um na cidade de Maringá-PR e o outro na cidade de Marialva-PR com as turmas de 9º ano do turno vespertino do segundo semestre de 2014. A realização do estágio é a execução da prática do que fora aprendido no decorrer do curso de licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Maringá e também um momento importante de aprendizagem e convivência com o âmbito escolar. Para o ensino de geografia é de suma importância à utilização e diversificação dos recursos didáticos, bem como o uso adequado dos produtos cartográficos. Assim, durante a realização do estágio foram utilizados diversos recursos didáticos, de modo em que a interpretação e confecção dos mapas, bem como a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino-apendizagem. Produtos Cartográficos. Recursos Didáticos.

 

THE CREATION AND USE OF DIFFERENT TEACHING RESOURCES APPLIED TO GEOGRAPHY FOR ELEMENTARY SCHOOLS

 

ABSTRACT: This present work is the result of applying the Supervised Internship in Geography, being held in two public schools in neighboring cities, one in the city of Maringa-PR and the other in the city of Marialva-PR, with 9th grade evening classes of the second half of 2014. The achievement of this supervised internship is the execution of the practice that was learned during the degree in Geography at the State University of Maringá and also an important time of learning and coexistence with the school environment. For geography education it is in everyone's best interest the use and diversification of teaching resources as well as the proper use of cartographic products. Thus, during the internship were used various teaching resources, so that the interpretation and preparation of maps and the understanding of content covered in class.

 KEY-WORDS: Teaching-learning. Cartographic products. Resources.

 

LA CREACIÓN Y EL USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁCTICOS APLICADOS A LA GEOGRAFÍA PARA LAS ESCUELAS PRIMARIAS

 

RESUMEN: Este trabajo es el resultado de la aplicación de la pasatía supervisada em Geografía, se lleva a cabo em dos colégios estatales em lãs ciudades vecinas, uno em La ciudade de Maringá-PR y el otro en la ciudad de Marialva-PR con la clase de noveno grado del turno de la tarde de la segunda mitad de 2014. La realización de las prácticas es la aplicación práctica de lo aprendido durante el curso de Licenciado en Geografía de la Universidad Estatal de Maringá y también una oportunidad importante para el aprendizaje y la interacción con el entorno escolar. Para la educación geografía es de suma importancia para el empleo y la diversificación de los recursos de enseñanza, así como el uso adecuado de los productos cartográficos. Así, durante la etapa se utilizaron diversos recursos didácticos, de modo que la interpretación y elaboración de mapas, así como la comprensión de los contenidos tratados en clase.

PALABRAS CLAVE: Educación-Aprendizaje. Productos Cartográficos. Recursos Educativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANCHES, César Costa; PERIÇATO, André Jesus; MANSANO, Cleres do Nascimento. A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS À GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 8, n. 10, 2015. DOI: 10.17271/1984324081020151119. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/1119. Acesso em: 4 dez. 2024.