O JOGO COMPUTACIONAL: O DESENVOLVIMENTO E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM ENVOLVENDO TEMAS AMBIENTAIS

Autores

  • Regina Célia Soares Pereira
  • Antonio Carlos de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324081020151123

Resumo

Este artigo traz à tona uma proposta de integração mídia-educação na prática escolar. Temos como pressuposto de que essa integração represente uma importante estratégia de ensino aprendizagem, no entanto, é necessário estarmos atentos para que seja crítica e criativa na produção do conhecimento. Acreditamos que o lúdico potencializa a construção do conhecimento e a motivação ao estudo em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é desenvolver uma atividade em educação ambiental com uma turma do 5º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, centrada em jogos computacionais, mas, ao mesmo tempo, fazendo um vínculo com realidade dos alunos.

Palavras chave: jogos computacionais; lúdico; educação ambiental; resíduos sólidos.

 

THE COMPUTER GAME: THE DEVELOPMENT AND CHALLENGES OF LEARNING INVOLVING ENVIRONMENTAL ISSUES

 

RESUME: This article brings up a proposal to integrate media education in school practice . We assume that this integration represents an important teaching strategy learning, however, it is necessary to be attentive to be critical and creative in knowledge production . We believe that the playful enhances the construction of knowledge and the motivation to study in the classroom . In this sense, the objective of this research is to develop an activity in environmental education with a class of 5th year of the first segment of Elementary Education , focused on computer games , but at the same time, making a link with reality of students.

Keywords: computer games; playful; environmental


EL JUEGO DE ORDENADOR: EL DESARROLLO Y LOS DESAFÍOS DE APRENDIZAJE QUE INVOLUCRAN CUESTIONES AMBIENTALES

 

RESUMEM

En este artículo se plantea una propuesta para integrar la educación en medios en la práctica escolar. Suponemos que esta integración representa una importante estrategia de enseñanza aprendizaje, sin embargo, es necesario estar atentos a ser crítico y creativo en la producción de conocimiento. Creemos que la juguetona realza la construcción del conocimiento y la motivación para estudiar en el aula. En este sentido, el objetivo de esta investigación es el desarrollo de una actividad de educación ambiental con una clase de quinto año del primer segmento de la Educación Primaria, se centró en los juegos de ordenador, pero al mismo tiempo, hacer un vínculo con la realidad de los estudiantes.

Palabras clave: juegos de ordenador; juguetón; educación ambiental; residuos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Pereira, R. C. S., & Miranda, A. C. de. (2015). O JOGO COMPUTACIONAL: O DESENVOLVIMENTO E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM ENVOLVENDO TEMAS AMBIENTAIS. Revista Científica ANAP Brasil, 8(10). https://doi.org/10.17271/1984324081020151123

Edição

Seção

Artigos