DIAGNÓSTICO SOBRE OS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA (MG) NO ANO DE 2002: UMA INTER-RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE URBANA

Autores

  • Anaísa Filmiano Andrade Lopes
  • Lorrayne da Silva Brito

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091420161422

Resumo

RESUMO

Atualmente, percebe-se que os índices de acidentes de trânsito são alarmantes, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, estes índices permanecem elevados e o número absoluto de vítimas vem crescendo. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo analisar os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na cidade de Uberlândia – MG, tendo como recorte temporal o ano de 2002. Para tanto, o procedimento metodológico pautou-se em pesquisa bibliográfica e empírica, realizando-se aprofundamentos sobre a temática em livros, artigos, dissertações, legislações, teses e outros; e pesquisas de campo na cidade em estudo, especificamente na Secretaria de Gerenciamento e Controle de Tráfego – VERTRAN, Secretaria de Trânsito e Transportes – SETTRAN, no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG, na Polícia Militar - PML e no Hospital de Clínicas de Uberlândia – HCU (setor de estatística).  Os resultados apontam que com relação à severidade, 77,93% dos acidentados sofreram danos materiais, 17,98% sofreram ferimentos leves, 3,82% ferimentos graves e 0,28% de mortes. A faixa etária de maior envolvimento nos acidentes foi a de jovens de 20 a 29 anos e a maior frequência dos mesmos ocorrem no final da semana e durante a semana, se mantendo homogêneos. Pode-se concluir que ao definir a gravidade do problema podem-se elaborar políticas públicas e agir a curto e médio prazo como forma de combater acidentes, gerar segurança, promover a saúde pública, melhorar a qualidade de vida da população e caminhar rumo à sustentabilidade urbana.

PALAVRAS-CHAVE: Acidentes de Trânsito. Motociclistas. Sustentabildiade Urbana. Uberlândia/MG.

 

Diagnosis of the Traffic Accidents with motorcycles in the city of Uberlândia (MG) in the year of 2002: An inter-relationship with Sustainable Urban


ABSTRACT

Currently, it is noticed that the traffic accident rates are alarming, especially in developing countries. In Brazil, these rates remain high and the absolute number of victims is growing. In view of this, the present study aims to analyze traffic accidents involving motorcycles in the city of Uberlândia - MG, with the time frame 2002. Therefore, the methodological procedure was marked on literature and empirical research, is performing insights on the theme in books, articles, dissertations, legislation, theses and others; and field research in the city under study, specifically in the Department of Management and Traffic Control - VERTRAN, Department of Traffic and Transportation - SETTRAN, the Fire Brigade of Minas Gerais - CBMMG, the Military Police - PML and Clinical Hospital Uberlandia - HCU (statistical sector). The results show that with respect to severity, 77.93% of the victims suffered damage, 17.98% suffered minor injuries, 3.82% and 0.28% severe injury deaths. The age group most involved in accidents was the young 20 to 29 years and the highest frequency of these occur during the week and during the week, remaining homogeneous. It can be concluded that to define the severity of the problem can be elaborate public policies and act in the short and medium term as a way to combat accidents, generate security, promote public health, improve the quality of life of the population and move towards sustainability urban.

KEYWORDS: Traffic-accidents. Motorcyclists. Sustainable Urban. Uberlândia / MG.

 

El diagnóstico de los accidentes de tráfico con motocicletas en la ciudad de Uberlândia (MG) nel año 2002: Una interrelación con la sostenibilidad urbana

 

RESUMEN

 En la actualidad, se observa que las tasas de accidentes de tráfico son alarmantes, especialmente en los países en desarrollo. Nel Brasil, estas tasas siguen siendo elevadas y el número absoluto de víctimas ven aumento. En vista de esto, el presente estudio tiene como objetivo analizar los accidentes de tránsito que involucran motocicletas en la ciudad de Uberlândia - MG, con el marco de tiempo de 2002. Por lo tanto, el procedimiento metodológico fue uma investigación de literatura y empírica, realizando estudios sobre el tema en libros, artículos, tesis, legislación y otros; y la investigación de campo en la ciudad en estudio, específicamente en el Departamento de Gestión y Control de Tráfico - VERTRAN, Departamento de Tránsito y Transporte - SETTRAN, el Cuerpo de Bomberos de Minas Gerais - CBMMG, la Policía Militar - LMP y Hospital del Clínica in Uberlandia - HCU (sector de la estadística). Los resultados muestran que con respecto a la gravedad, 77,93% de las víctimas sufrió daños, 17,98% sufrió lesiones menores, 3,82% y 0,28% graves muertes por lesiones. El grupo de edad más involucrados en accidentes fueron los jóvenes de 20 a 29 años y la mayor frecuencia de éstos se producen durante la semana y durante los fines de semana, permaneciendo homogéneo. Se puede concluir que al definir la gravedad del problema puede elaborar las políticas públicas y actuar a corto y medio plazo como una manera de combatir los accidentes, generar seguridad, promover la salud pública, mejorar la calidad de vida de la población y avanzar hacia la sostenibilidad urbana.

PALABRAS-CLAVE: Los accidentes de tráfico. Motociclistas. Urbano sostenible. Uberlândia/MG.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Anaísa Filmiano Andrade; BRITO, Lorrayne da Silva. DIAGNÓSTICO SOBRE OS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA (MG) NO ANO DE 2002: UMA INTER-RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE URBANA. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 9, n. 14, 2016. DOI: 10.17271/1984324091420161422. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/1422. Acesso em: 19 dez. 2024.