O Espaço Público e Pokémon Go: um diálogo entre o real e o virtual

Autores

  • Mariana Calazans de Lucena

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091520161430

Resumo

RESUMO

A cidade é um organismo em constante mudança, tendo como principal ator o ser humano e o espaço público como o palco para a vida urbana. Os fatores que regem o movimento na cidade são diversos, dentre eles a mobilidade, as atividades exercidas em cada área, a infraestrutura que suporta estas atividades bem como seu estado de conservação, e diversas relações entre os usuários e o meio no qual se inserem seja por períodos longos ou curtos, por necessidade ou opção. Lugares possuem atrativos, e o vai e vem das pessoas reflete isto. As relações estabelecidas das pessoas com a cidade podiam ser analisadas a partir da observação do meio, mas a conjuntura atual, através da inserção dos computadores e da internet no cotidiano da maioria dos habitantes das cidades ao redor do mundo, apresenta elementos que vão além do palpável. A cidade contemporânea está conectada, e o mundo virtual que era considerado algo separado do espaço físico se une através de aplicativos tais quais Pokémon Go, um jogo para smartphones de realidade aumentada. A partir de análises de jogadores no espaço físico, da experiência como usuário, da leitura da cidade a partir da academia, e da análise de artigos de revistas e sites acerca dos efeitos do referido jogo propõe-se uma tentativa de enxergar a cidade além do físico desde a perspectiva do referido jogo, trazendo conceitos de autores renomados para uni-los a tecnologia do século XXI.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço público. Realidade Aumentada. Percepção do ambiente.

 

Public space and Pokémon Go: a dialog between the real and the virtual

 

ABSTRACT

 

The city is an organism in constant change, with the human being as the main actor and the public space as the stage for urban life. The factors that rule the movement in the city are diverse, including mobility, activities carried out in each area, the infrastructure that supports these activities as well as their conservation status, and various relations between users and their surroundings where they stay either on long or short periods, by necessity or choice. Places have appeal, and the coming and going of people reflects this. The relationship of people to the city could be seen from observation, but the current situation through the integration of computers and the internet in daily life of the majority of the inhabitants of cities around the world, presents elements that go beyond the tangible. The contemporary city is connected, and the virtual world that was once considered something separate from physical space merge together through applications such as Pokémon Go, an augmented reality game for smartphones. From analysis of players in physical space, the user’s experience, readings of the city from the Academy, and the analysis of journal articles and websites about the effects of the game, it is proposed an attempt to see the city beyond the physical from the perspective of the game, bringing concepts of renowned authors to the twenty-first century technology.

KEYWORDS: Public space. Augmented reality. Environment perception.

 

El espacio público y Pokémon Go: un diálogo entre el real y el virtual

 

RESUMEN

 

La ciudad es un organismo en constante cambio, teniendo como principal actor al ser humano y el espacio público como escenario para la vida urbana. Los factores que gobiernan el movimiento en la ciudad son diversos, incluyendo movilidad, las actividades realizadas en cada área, la infraestructura que apoya estas actividades, así como su estado de conservación, y diversas relaciones entre los usuarios y el entorno en el que operan es por períodos largos o cortos, por necesidad o por elección. Lugares tienen atractivo, y el ir y venir de personas refleja esto. La relación de personas a la ciudad podría verse en observación, pero la situación actual a través de la integración de las computadoras y el internet en la vida cotidiana de la mayoría de los habitantes de las ciudades del mundo, presenta elementos que van más allá de lo tangible. La ciudad contemporánea está conectado, y el mundo virtual que se considera algo separado del espacio físico se une a este por médio de aplicaciones como Pokémon Go, un juego para teléfonos inteligentes de aumentada realidad. A partir de los análisis de los jugadores en el espacio físico, la experiencia del usuario, la lectura de la ciudad, y el análisis de artículos de revistas y sitios web sobre los efectos del juego propone un intento de ver más allá de la ciudad física desde la perspectiva de ese juego, con lo que los conceptos de autores de renombre para la fijación a la vigésimo primera tecnología del siglo.

PALABRAS-CLAVE: Espacio público. Realidade aumentada. Percepción del entorno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Lucena, M. C. de. (2016). O Espaço Público e Pokémon Go: um diálogo entre o real e o virtual. Revista Científica ANAP Brasil, 9(15). https://doi.org/10.17271/1984324091520161430

Edição

Seção

Artigos