Atividades de sensibilização ambiental em um colégio de ensinos fundamental e médio

Autores

  • Everton Mario de Oliveira
  • Fátima de Jesus Bassetti

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091620161437

Resumo

RESUMO

A geração de resíduos sólidos tem aumentado desordenadamente nas últimas décadas, impulsionada pelas práticas de consumo insustentáveis da população e, consequentemente, tem-se enfrentado dificuldades para se estabelecer a gestão ambientalmente adequada dos resíduos gerados. Uma das formas de promover a minimização da geração dos resíduos sólidos é conscientizar a população, por meio de atividades de educação ambiental. Esta pesquisa apresenta as considerações sobre atividades de sensibilização ambiental aplicadas em um colégio estadual de ensino fundamental e médio. Foram desenvolvidas três atividades no colégio, competição de coleta de resíduos recicláveis, construção e instalação de coletores coloridos, e confecção e exposição de painéis de sensibilização. O caráter lúdico incorporado nessas atividades proporcionou uma sensibilização mais apropriada, pois permitiu o desenvolvimento do conhecimento de maneira prazerosa. A competição de coleta de resíduos recicláveis promoveu a interação do aluno com o meio no qual transcorre o seu dia-a-dia, podendo levá-lo a valorizar esse espaço. A construção e instalação dos coletores coloridos despertaram o interesse dos alunos para a separação e reciclagem dos resíduos. Os painéis expostos divulgaram a informação e contribuem para o processo de sensibilização dos indivíduos. Assim, as atividades desenvolvidas proporcionam a sensibilidade e a consciência dos alunos quanto às suas práticas mais sustentáveis de geração de resíduos sólidos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Sensibilização ambiental. Atividades lúdicas. Resíduos sólidos.

 

Environmental awareness activities in a college of elementary and middle

 

ABSTRACT

The solid waste generation has increased wildly in recent decades, driven by unsustainable consumption practices of the population and, consequently, it has struggled to establish the environmentally sound management of waste generated. One way to promote minimizing the generation of solid waste is to educate the public through environmental education activities. This research presents the considerations on environmental awareness activities implemented at a state school for elementary and middle school. Three activities were developed in high school, competition for collecting recyclable waste, construction and installation of colored collectors, and production and exhibition panels awareness. The playful character embedded in these activities provided a more suitable awareness because it allowed the development of knowledge in an enjoyable way. The competition for collecting recyclable waste promoted student interaction with the environment in which elapses your day-to-day and can take you to value this space. The construction and installation of colored collectors sparked the interest of the students for the separation and recycling of waste. The panels exposed spread the word and contribute to the learning process of individuals. Thus, the activities provide the sensitivity and awareness of students regarding their practices more sustainable solid waste generation.

 

KEYWORDS: environmental education; environmental awareness; recreational activities; solid waste.

 

Actividades de sensibilización ambiental en una escuela de educación primaria y secundaria

 

RESUMEN
La generación de residuos sólidos ha aumentado extraordinariamente en las últimas décadas, impulsado por las prácticas insostenibles de consumo de la población y, en consecuencia, ha tenido problemas para establecer la gestión ambientalmente racional de los residuos generados. Una forma de promover minimizar la generación de residuos sólidos es dar a conocer a través de actividades de educación ambiental. Esta investigación presenta las consideraciones de actividades de sensibilización ambiental aplicada en una escuela del estado de la educación primaria y secundaria. tres actividades se desarrollaron en la recolección de la competencia de la escuela secundaria de los residuos reciclables, construcción e instalación de colectores de colores, y la preparación y presentación de paneles de sensibilización. El carácter lúdico incrustado en estas actividades previstas una conciencia más adecuada, que permitió el desarrollo de los conocimientos manera placentera. La recogida de residuos de competencia promovido la interacción del estudiante reciclable con el entorno en el que tiene lugar el día a día y te puede llevar a apreciar este espacio. La construcción e instalación de los colectores de color despertaron el interés de los estudiantes para la separación y reciclaje de residuos. Los paneles expuestos a conocer la información y contribuyen al proceso de conciencia de los individuos. Por lo tanto, las actividades proporcionan la sensibilidad y el conocimiento de los estudiantes y sus prácticas más sostenibles en la generación de residuos sólidos.

PALABRAS CLAVE: Educación ambiental. La conciencia ambiental. actividades recreativas. Residuos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Oliveira, E. M. de, & Bassetti, F. de J. (2016). Atividades de sensibilização ambiental em um colégio de ensinos fundamental e médio. Revista Científica ANAP Brasil, 9(16). https://doi.org/10.17271/1984324091620161437

Edição

Seção

Artigos