Indicadores de consumo de água, vazamentos e perdas: estudo de caso das escolas públicas de Recife
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240102020171659Resumo
O presente artigo objetiva através de instrumentos de gestão hídrica analisar o consumo da água em prédios públicos escolares do município de Recife, Pernambuco. A metodologia utilizada foi o cálculo de indicadores de consumo, vazamentos e perdas em nove escolas-piloto, calculados através de levantamento do consumo com a concessionária local, e levantamentos de dados em campo. As médias dos indicadores de consumo das escolas variaram entre 7,27 e 37,96 L/aluno/dia para o ano de 2016. As escolas apresentaram uma média de 13% no indicador de vazamentos, e podem representar aproximadamente até 13% do consumo de água. Percebe-se que uma política de inspeção e manutenção periódica das instalações hidrossanitárias consistiria em um importante instrumento no combate às perdas por vazamentos, que consequentemente implicaria em redução do consumo de água, conservação do insumo e redução de custos, além dos benefícios ambientais. PALAVRAS-CHAVE: conservação de água; vazamentos; escolas públicas.Downloads
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Publicado
2017-12-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
NUNES, Luiz Gustavo Costa Ferreira; WANDERLEY, Thayná Russo de Barros; SILVA, Simone Rosa da. Indicadores de consumo de água, vazamentos e perdas: estudo de caso das escolas públicas de Recife. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 10, n. 20, 2017. DOI: 10.17271/19843240102020171659. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/1659. Acesso em: 4 dez. 2024.