Gestão de Resíduos Sólidos Industriais: Estudo de Caso na Multinacional LDCB - (Unidade do Interior do Estado de São Paulo).

Autores

  • Edenis Cesar de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240112220181855

Resumo

O artigo buscou diagnosticar o processo de gerenciamento de resíduos sólidos industriais da empresa multinacional LDCB em uma de suas unidades localizada no interior do estado de São Paulo. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de pesquisa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas apoiada em roteiro semiestruturado com os principais atores diretamente envolvidos no processo de gerenciamento, este estudo preliminar mapeou os principais resíduos, sua origem, acondicionamento temporário e destinação final. Constatou-se que a maior preocupação da empresa atualmente diz respeito aos resíduos úmidos, notadamente a borra e a cinza de caldeira, por conterem produtos químicos classificados como Classe II A (não inerte e perigosos). Além disso, observou-se algumas discrepâncias entre o que está preconizado na política ambiental global do grupo e as práticas efetivamente praticadas na unidade de estudo. Por fim, foi possível verificar a incipiência da unidade estudada com as questões ambientais em geral e com o gerenciamento dos resíduos sólidos industriais em particular, considerando o fato de que a mesma integra um grupo internacional e a unidade pesquisada possuir mais de setenta anos de existência. Palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos. Resíduos Sólidos Industriais. Gestão Ambiental. Sustentabilidade. Meio Ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

Oliveira, E. C. de. (2018). Gestão de Resíduos Sólidos Industriais: Estudo de Caso na Multinacional LDCB - (Unidade do Interior do Estado de São Paulo). Revista Científica ANAP Brasil, 11(22). https://doi.org/10.17271/19843240112220181855

Edição

Seção

Artigos