Produção científica sobre biodigestores como ações práticas de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240132920202598Resumo
No intuito de minimizar os problemas ambientais, a comunidade científica busca soluções práticas de enfrentamento. Dentre tantas alternativas elaboradas, o biodigestor é uma tecnologia relativamente simples, mas que envolve recursos naturais importantes, além de apresentar resultados compensadores. O objetivo deste estudo investigar a produção científica em periódicos nacionais, dos últimos oito anos, com temas relacionados a biodigestores enquanto ações práticas para promover a Educação Ambiental. Essa pesquisa caracteriza-se como um levantamento bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que investigou a produção científica dos periódicos nacionais, via periódicos CAPES, que foram publicadas entre os anos de 2010 a 2017. A busca se deu por meio da utilização dos descritores biodigestores e Educação Ambiental, prosseguido de leitura flutuante dos títulos, resumos e palavras-chave, seleção dos textos relacionados para leitura na íntegra e análise. Foram identificados 7 textos, cuja análise permitiu observar os seguintes critérios: objetivo do estudo, temas abordados, metodologia utilizada, resultados obtidos, considerações chegadas pelos autores e observações realizadas pelos autores pesquisadores. Logo, o presente estudo permitiu verificar nessas pesquisas algumas ações práticas de Educação Ambiental envolvendo os biodigestores.