Meio Ambiente nas Aulas de Ciências: Análise de uma Prática Pedagógica sobre Elementos e Compostos Minerais a partir da Pintura Rupestre
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240133120202614Resumo
Os minerais estão presentes no cotidiano de todas as pessoas de diferentes maneiras e pensando que estes são compostos naturais, compreender mais sobre eles possibilita um olhar mais crítico para a natureza. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica que teve como intuito construir conceitos acerca do tema Elementos e Compostos dos Minerais. A prática emergiu da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, ofertada pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Ao final da prática, foi pedido aos participantes que apontassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da mesma. Essas falas foram analisadas no âmbito da pesquisa qualitativa, mais especificamente pela análise por categorias, que é derivada da Análise de Conteúdo. Após a análise foi possível constituir três categorias: “Recursos pedagógicos”, “Desenho como forma de incentivar a criatividade” e “Domínio do conteúdo por parte da professora”. Foi possível perceber a relevância dos recursos pedagógicos, pois foram capazes de instigar a curiosidade dos estudantes. Ainda, a utilização da prática de desenhar foi fundamental para instigar a criatividade dos estudantes, visto que os instigou a participar da aula. Ademais, foi possível perceber a importância do domínio do conteúdo pela professora, visto que é o arcabouço teórico-prático, o qual envolve, dentre outros, saberes científicos e pedagógicos, que possibilita a formação de cidadãos críticos e reflexivos.