A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma pratica pedagógica para a formação de professores

Autores

  • Richard Lima Rezende
  • Heitor Vieira Passos
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240133120202617

Resumo

 

Este trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia.

   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Richard Lima Rezende
        
  • Heitor Vieira Passos
      
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
     

Downloads

Publicado

2020-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REZENDE, Richard Lima; PASSOS, Heitor Vieira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma pratica pedagógica para a formação de professores. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 13, n. 31, 2020. DOI: 10.17271/19843240133120202617. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2617. Acesso em: 4 dez. 2024.