Avaliação da acessibilidade para pessoas com deficiência visual em edificações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus São Carlos

Autores

  • Rochele Amorim Ribeiro
  • Igor Hideo Sakamoto

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240133120202620

Resumo

 

Este trabalho apresenta uma avaliação das condições de acessibilidade em edificações de uso educacional por pessoas com deficiência visual. Considerando como área de estudo os edifícios AT5 e AT7 do campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este trabalho tem como objetivo avaliar a conformidade das estruturas implantadas nestes edifícios, bem como propor adequações necessárias, com base em legislação e normas técnicas brasileiras. A metodologia adotada se resume nas seguintes etapas: (i) análise e coleta de dados em campo referentes as edificações, (ii) comparação e avaliação das estruturas implantadas ou inexistentes na edificação com base em normas técnicas brasileiras, (iii) elaboração de propostas de melhorias e reestruturação para os itens considerados não compatíveis com a norma. Como resultado, foi identificado que as edificações estudadas apresentaram uma baixa qualidade de infraestrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, bem como para pessoas com demais deficiências, como auditiva e motora, necessitando adequações em suas instalaçoes. Espera-se que este trabalho contribua para indicar possíveis soluções e adaptações que minimizem os problemas de acessibilidade normalmente identificados em edificios educacionais.

  

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Biografia do Autor

  • Rochele Amorim Ribeiro
       
  • Igor Hideo Sakamoto
     

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Publicado

2020-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO, Rochele Amorim; SAKAMOTO, Igor Hideo. Avaliação da acessibilidade para pessoas com deficiência visual em edificações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus São Carlos. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 13, n. 31, 2020. DOI: 10.17271/19843240133120202620. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2620. Acesso em: 4 dez. 2024.