Educação Científica no contexto do Ensino Remoto Emergencial em escolas estaduais de Minas Gerais
Reflexões sobre o processo avaliativo
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240143220212880Resumo
A Educação tem o importante papel de contribuir para a formação de cidadãos, sujeitos que compreendem todas as relações da sociedade e tomam decisões conscientes acerca da própria vida. Quando o processo educativo tematiza questões científicas, é chamado Educação Científica. Considerando a importância da Educação, cada vez mais são importantes reflexões sobre a avaliação deste processo. Este trabalho tem objetiva compreender e analisar a realização e efetividade dos processos avaliativos no contexto do Ensino Remoto Emergencial, ocasionado pela pandemia da Covid-19, a partir de relatos de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil. Este artigo foi realizado no âmbito do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores das Ciências da Natureza atuantes em escolas estaduais da cidade de Lavras e região. Estas entrevistas foram analisadas qualitativamente através da categorização temática que se deriva da análise de conteúdo. Após análise, foi possível perceber que o processo educativo vem sendo avaliado sumativamente através dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), ou seja, uma simples atribuição de notas que quantificam a presença dos alunos e entende esse processo como avaliado. Além disso, os professores destacaram que há uma dificuldade de pensar novas estratégias avaliativas, dado todo o contexto político-social em que estamos vivendo. Assim, não se tem clareza sobre a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem e consequentemente para a formação cidadã. Neste sentido, compreendemos a importância de refletirmos e buscarmos enfrentamentos reais para tal problemática.