Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade

Autores

  • Andressa Amaro Prass Graduanda em Pedagogia, Universidade Feevale, Brasil.
  • Dinora Tereza Zucchetti Professora Doutora, Universidade Feevale, Brasil.
  • Júlia Wirth Graduanda em Pedagogia, Universidade Feevale, Brasil.
  • Suelen Bomfim Nobre Professora Doutora, Universidade Feevale, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240163720233689

Resumo

O movimento da Ecopedagogia propõe uma educação para a cidadania planetária que possibilite a construção e a consolidação de uma cultura da sustentabilidade, em uma perspectiva sistêmica, que considere a ecologia profunda e as biociências. É notório que a Ecopedagogia almeja oportunizar formações que contribuam para o aprimoramento das percepções ambientais de todos os cidadãos, integrando o ser humano e o ambiente, por meio de uma postura solidária e colaborativa. Neste cenário, este estudo visa compreender o conceito contemporâneo de Ecopedagogia, à luz de literatura especializada. Partindo desta premissa, apresenta-se uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo, com método científico dedutivo, bibliográfica e exploratória quanto aos procedimentos, uma vez que se baseia em estudos já publicados em bases eletrônicas, por pesquisadores da área de Educação Ambiental, no território nacional, no período de 2000-2023. Pode-se constatar que a concepção de Ecopedagogia ultrapassa propostas pedagógicas, compreende-a, também, como um novo paradigma educacional voltado para a valorização de todas as manifestações de vida do Planeta em perspectiva de uma pedagogia democrática, dialógica, solidária e problematizadora. Por fim, entende-se que a Ecopedagogia na atualidade apresenta conceitos atrelados a ideia de um movimento pedagógico e ato político, que articulam um projeto social global, para a promoção da cultura da sustentabilidade. Neste viés, as práticas educativas ecopedagógicas, tornam-se essenciais para minimizar a degradação ambiental e a exclusão social, contribuindo diretamente para a educação cidadã e formação do sujeito ecológico.

PALAVRAS-CHAVE: Ecopedagogia. Cidadania Planetária. Educação para a sustentabilidade. Cultura da Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Prass, A. A., Zucchetti, D. T., Wirth, J., & Nobre, S. B. (2023). Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade . Revista Científica ANAP Brasil, 16(37). https://doi.org/10.17271/19843240163720233689

Edição

Seção

Artigos