Educomunicação como prática em Educação Ambiental: estado do conhecimento com base na análise de dissertações e teses brasileiras

Autores

  • José Cleiton da Silva Freitas Graduando em Ciências Biológicas, UFS, Brasil.
  • Elaine Fernanda dos Santos Doutoranda em Ensino pelo Programa de pós-graduação em Ensino, UFS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240163720233690

Resumo

A educomunicação socioambiental tem como caráter ser interdisciplinar, transversal, crítica, dialógica e colaborativa, permitindo o entendimento, a reflexão e ações sobre questões socioambientais. Com esse viés, buscamos sistematizar as produções científicas sobre o uso da educomunicação em ações de Educação Ambiental (EA) com alunos da educação básica em espaços formais e não-formais de ensino por meio do mapeamento de teses e dissertações produzidas no Brasil. Metodologicamente, este trabalho é caracterizado como Estado do Conhecimento (EC) e seguimos as seguintes etapas: bibliografia anotada, bibliografia sistematizada, bibliografia categorizada e bibliografia propositiva. Para encontrar as teses e dissertações, utilizamos os descritores: “Educomunicação” e “Educação Ambiental” nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Selecionamos 14 pesquisas empíricas consideradas relevantes para nosso objetivo. Além destes resultados, analisamos e discutimos também algumas categorias selecionadas, são elas: uso da educomunicação como recurso pedagógico; educação participativa e dialogada; uso da educação ambiental crítica; e ações de EA em espaços formais e não-formais. Pudemos notar nas pesquisas que houve intervenções por meio de oficinas, produção de vídeos, nuvem de palavras, saídas a campo, rodas de conversas e outros. Por meio deste e outros motivos que defendemos a importância de unir a educomunicação com a EA, pois possibilitam vários meios que contribuíram para a construção de cidadania e mudanças de valores dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Educação básica. Educomunicação socioambiental.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Freitas, J. C. da S., & Santos, E. F. dos. (2023). Educomunicação como prática em Educação Ambiental: estado do conhecimento com base na análise de dissertações e teses brasileiras. Revista Científica ANAP Brasil, 16(37). https://doi.org/10.17271/19843240163720233690

Edição

Seção

Artigos