Estudos na natureza aplicadas para Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240163720233692Resumo
A pesquisa iniciou-se na unidade curricular do Projeto de Investigação intitulada Educ@rteNatureza, na Universidade de Coimbra, Portugal. O trabalho objetiva estratégias pedagógicas interdisciplinares para o ensino em meio a natureza, acentuando o contributo das Artes Visuais. Por isso, a pesquisa centra-se no desenvolvimento de três materiais didáticos, que utilizam a natureza como objeto de estudo. A educação em meio a natureza, está ligada a modelos de escolas escandinavas como a Forest Kindergartens e a Nature Kindergastens. A metodologia utilizada no trabalho é baseada na leitura de artigos, livros e textos para compor o enquadramento teórico, que logo em seguida, foi acrescentada uma pesquisa de campo, realizada em um sítio em Pocariça, Portugal. A forma de estudo é constituída por uma pesquisa exploratória, tendo como objeto de estudo uma análise bibliográfica. Por fim, pretende-se na pesquisa ampliar o olhar metodológico de uma educação na natureza com novas perspectivas sobre o ensino-aprendizagem, a fim de, o estudante/pesquisador ser consciente em seu processo de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto de Investigação. Objeto didático. Educação na natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.