Estudos na natureza aplicadas para Artes Visuais

Autores

  • Pamela Sonoda Gomes Graduanda de Artes Visuais, UEL, Brasil
  • Maria Teresa Ribeiro Pessoa Professora Doutora em Educação, UC, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240163720233692

Resumo

A pesquisa iniciou-se na unidade curricular do Projeto de Investigação intitulada Educ@rteNatureza, na Universidade de Coimbra, Portugal. O trabalho objetiva estratégias pedagógicas interdisciplinares para o ensino em meio a natureza, acentuando o contributo das Artes Visuais. Por isso, a pesquisa centra-se no desenvolvimento de três materiais didáticos, que utilizam a natureza como objeto de estudo. A educação em meio a natureza, está ligada a modelos de escolas escandinavas como a Forest Kindergartens e a Nature Kindergastens. A metodologia utilizada no trabalho é baseada na leitura de artigos, livros e textos para compor o enquadramento teórico, que logo em seguida, foi acrescentada uma pesquisa de campo, realizada em um sítio em Pocariça, Portugal. A forma de estudo é constituída por uma pesquisa exploratória, tendo como objeto de estudo uma análise bibliográfica. Por fim, pretende-se na pesquisa ampliar o olhar metodológico de uma educação na natureza com novas perspectivas sobre o ensino-aprendizagem, a fim de, o estudante/pesquisador ser consciente em seu processo de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto de Investigação. Objeto didático. Educação na natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Pamela Sonoda; PESSOA, Maria Teresa Ribeiro. Estudos na natureza aplicadas para Artes Visuais. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 16, n. 37, 2023. DOI: 10.17271/19843240163720233692. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/3692. Acesso em: 4 dez. 2024.