Relação sociedade e natureza frente às pandemias: um estudo sob o foco da educação ambiental e a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240163720233697Resumo
Ao longo dos últimos séculos, a humanidade vem encarando o surgimento de novas doenças, sobretudo as de origem zoonótica. Nesta relação do ser humano com a natureza, as práticas de degradação socioambiental tornam-se o âmago desse problema, e a Educação Ambiental, como um dos importantes caminhos no compromisso individual e coletivo para uma sustentabilidade socioambiental. Destarte, o objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a contribuição da Educação Ambiental na relação sociedade e natureza frente às pandemias, com foco no novo coronavírus. Para isso, a metodologia aplicada abarcou as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que numa etapa da pesquisa foi adotado o método da Revisão Bibliográfica Sistemática, que consistiu da análise de artigos publicados no ano de 2020 convergentes à proposta do estudo. Os resultados encontrados trazem uma linha do tempo das pandemias que contribui para uma melhor compreensão desta temática e a dimensão do papel do ser humano no estabelecimento das mesmas, além de explorar comportamentos e cenários frente a tais fenômenos, a partir da contribuição da educação ambiental. Nesse sentido, de fato, a Educação Ambiental é importante para o processo de reflexão sobre as negativas práticas individuais e coletivas, instituindo-a como caminho rumo a uma sociedade mais ciente de seus deveres e obrigações.
PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus. Educação Ambiental. Covid-19.
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