Memória e percepção: sentimentos de topofilia e topofobia de atores sociais residentes do entorno do Parque Nacional do Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240164020234603Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Unidades de Conservação, Educação AmbientalResumo
O estudo da percepção ambiental em Unidades de Conservação (UC) pode auxiliar na execução de trabalhos focados em bases locais e na criação de ações de Educação Ambiental e de Gestão Ambiental efetivas. Este estudo teve como objetivo, investigar a percepção ambiental de atores sociais estratégicos, moradores do entorno de uma UC, a partir de sentimentos de topofilia e topofobia, evocados pela memória. Este estudo foi realizado durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico mediado pela Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu (PPPEA - PNI). Possui natureza qualitativa e abordagem fenomenológica, com levantamento a partir da história oral. A dinâmica de coleta de dados envolveu a apresentação de fotografias e imagens, instigando os participantes a responderem à pergunta: "O que o PNI representa para você?". A análise dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo e as unidades de sentido foram agrupadas em duas categorias: 1. Topofilia e; 2. Topofobia. Além disso, foi elaborada uma nuvem de palavras, configurando-se como uma análise complementar. Nas narrativas dos participantes, foram localizadas 21 unidades de sentido topofílicas, registradas 336 vezes e 5 unidades de sentido topofóbicas, registradas 38 vezes, indicando predominantemente uma representação positiva do PNI pelos participantes. No entanto, destaca-se a necessidade de ações de mitigação de conflitos no território e um maior envolvimento da população nos processos de gestão da UC. Espera-se que os resultados apresentados forneçam subsídios para a elaboração de ações educativas futuras e contribuam para a implementação do PPPEA do PNI.
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