Educação Ambiental e Sustentabilidade Socioambiental na formação profissional

Autores

  • Elizabeth de Fátima Correia Doutoranda em Ciências Ambientais, UNESP - ICTS-Sorocaba, Brasil.
  • Nilo Nunes Doutorando em Ciências Ambientais, UNESP - ICTS-Sorocaba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240174220244948

Palavras-chave:

Educação ambiental, Sustentabilidade socioambiental, Educação ambiental e formação profissional

Resumo

O interesse pela temática Educação Ambiental (EA) e Sustentabilidade está relacionado à necessidade da sua inserção na formação profissional. Evidencia-se essa inserção em concepções, experiências e práticas de sustentabilidade socioambiental na formação de profissionais comprometidos com um mundo mais ético, responsável, equitativo, justo e solidário. O objetivo da pesquisa foi contextualizar a problemática e mostrar possíveis perspectivas, como forma de ampliar as abordagens da EA e da sustentabilidade socioambiental. A pesquisa foi bibliográfica, a partir de material já publicado, utilizando-se fundamentalmente das contribuições de vários autores, como: Sachs (1993), Jacobi (2005), Sauvé (2005), Kitzmann (2007), Lima (2009), Pavesi e Freitas (2008), Leff (2009), Bissoli (2011), Reigota (2015), Trajber e Sato (2013), Guimarães (2015), Guerra et al. (2015), Figueiredo et al. (2017), entre outros, sobre a temática. Os resultados evidenciaram as preocupações com o meio ambiente, mudanças climáticas, tradições culturais, recursos naturais e conservação de energia, que buscam a redução de desperdícios e o bem estar do homem, essenciais no desenvolvimento de comunidades, cidades e sociedades sustentáveis. Dessa forma, os profissionais, em suas diversas áreas de atuação, devem possuir requisitos de competências, habilidades e capacidades de atuarem, bem como de intervirem diretamente na qualidade de vida. Conclui-se apresentando e destacando a importância do tema na formação de profissionais reflexivos, criativos e colaborativos comprometidos com desenvolvimento social, com a ética, e a responsabilidade socioambiental, tendo como base a conscientização do caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar da EA, visando as melhores soluções para os problemas socioambientais.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Correia, E. de F., & Nunes, N. (2024). Educação Ambiental e Sustentabilidade Socioambiental na formação profissional . Revista Científica ANAP Brasil, 17(42). https://doi.org/10.17271/19843240174220244948