O Papel do Profissional de Enfermagem na Gestão de Resíduos de Saúde: um estudo de revisão integrativa da literatura

Autores

  • Ana Catarina Silva Oliveira Clemente Bacharel em Enfermagem, aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Vanilza Maria Almeida Advogada, aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • André Serotini Professor Doutor, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240174220244959

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos, Resíduos de Serviços de Saúde, Profissional de enfermagem, Saúde Pública, Meio Ambiente

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o papel do profissional de enfermagem no processo de gerenciamento resíduos de serviços de saúde, em específico focando o seu impacto ambiental e para sociedade. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa e descritiva, por meio de busca de artigos científicos nas bases indexadoras BVS, Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Do total de 1660 estudos encontrados, 68 foram lidos e avaliados em sua íntegra, e oito foram eleitos para este estudo. Conclui-se que o papel do profissional de enfermagem no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é crucial, destacando as consequências do gerenciamento inadequado, como problemas ambientais e de saúde pública. As implicações teóricas e metodológicas do estudo destacaram a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde e a implementação efetiva de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) para garantir práticas seguras e sustentáveis no manejo dos resíduos hospitalares. As principais implicações sociais e ambientais do estudo ressaltaram a urgência de ações coordenadas entre profissionais de saúde, gestores e comunidade para garantir um gerenciamento adequado dos resíduos de saúde, visando à preservação da saúde pública e do meio ambiente. Além disso, faz-se necessário promover a capacitação contínua dos profissionais de saúde, além da elaboração e implementação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Clemente, A. C. S. O., Almeida, V. M., & Serotini, A. (2024). O Papel do Profissional de Enfermagem na Gestão de Resíduos de Saúde: um estudo de revisão integrativa da literatura. Revista Científica ANAP Brasil, 17(42). https://doi.org/10.17271/19843240174220244959