Expansão Murada Urbana
Um Mapeamento Sistemático da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184520255916Palavras-chave:
Loteamento fechado, Condomínio fechado, Planejamento UrbanoResumo
Objetivo - Revisar de forma sistemática a produção acadêmica na área de arquitetura e urbanismo, identificando pesquisas que abordem a relação entre o planejamento urbano e o surgimento de condomínios fechados.
Metodologia - Mapeamento Sistemático da Literatura, uma abordagem fundamentada no paradigma baseado em evidências, com uso da combinação de termos “Planejamento Urbano” e “Loteamento Fechado”.
Originalidade/relevância - O mapeamento ilustra como as pesquisas atuais estão abordando o fenômeno da expansão urbana murada, identifica lacunas teóricas e aponta novas direções para investigações futuras.
Resultados - Dos 137 trabalhos selecionados, 89 são estudos de caso e 35 revisões bibliográficas. Os principais temas abordados são produção de espaços (27%), segregação socioespacial (23%) e interesses econômicos (13%).
Contribuições teóricas/metodológicas - A predominância de estudos de caso aponta oportunidades para novas abordagens metodológicas. Temas como “meio ambiente” são pouco explorados, sugerindo novas linhas de pesquisa.
Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa reforça a necessidade de políticas urbanas mais inclusivas, que reduzam as barreiras físicas e simbólicas. Ambientalmente, os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre o impacto ambiental dos loteamentos murados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







