Consumo Consciente
Capacitando Estudantes do Ensino Fundamental como Agentes de Mudança
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184520255914Palavras-chave:
Educação ambiental, Consumo consciente, SustentabilidadeResumo
Objetivo - Este estudo tem como objetivo explorar estratégias eficazes para integrar a educação ambiental ao currículo escolar do ensino fundamental, a partir da percepção dos estudantes sobre o consumo consciente, com o intuito de incentivar a adoção de práticas ambientais responsáveis.
Metodologia - A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o estudo de caso como estratégia metodológica. A coleta de dados foi realizada em uma escola privada de classe média alta na zona Sul de São Paulo, com a participação de 360 estudantes do 8º e 9º ano.
Originalidade/relevância - O estudo preenche um gap teórico ao abordar a desconexão entre teoria e prática no ensino sobre consumo consciente, destacando a necessidade de integração da educação ambiental e a relevância de envolver as famílias nas iniciativas escolares.
Resultados - Os resultados revelaram que, embora muitos estudantes compreendessem os conceitos de consumo consciente, enfrentavam barreiras significativas para aplicá-los na prática, como a pressão social e a falta de acesso a produtos sustentáveis. A desconexão entre teoria e prática foi um achado central, evidenciando a necessidade de envolver as famílias nas iniciativas educacionais.
Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo destaca a importância de uma abordagem contínua e interdisciplinar na educação ambiental, além de sugerir que as pequenas mudanças no comportamento dos estudantes podem ser um indicativo positivo de mudança.
Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa sugere que as escolas devem promover práticas sustentáveis de forma integrada e colaborativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com desafios ambientais.
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