Impactos sociais da agricultura urbana
Uma Pesquisa do tipo estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184420255900Palavras-chave:
Agricultura Urbana., Hortas Comunitárias, Justiça AlimentarResumo
Objetivo – O estudo tem como objetivo analisar a contribuição da agricultura urbana e periurbana na mitigação da insegurança alimentar no Brasil, considerando a relevância do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (2018) e da recente Lei nº 14.935/2024. A pesquisa busca mapear e analisar estudos acadêmicos sobre o tema, destacando as principais contribuições das hortas comunitárias para o desenvolvimento sustentável.
Metodologia – A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo estado da arte, analisando teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) publicadas entre 2020 e 2024. Foram identificadas e analisadas sete pesquisas, considerando suas contribuições para a agricultura urbana e comunitária.
Originalidade/relevância – O estudo preenche uma lacuna ao relacionar a agricultura urbana com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidenciando seu papel na erradicação da pobreza (ODS 2), promoção da educação (ODS 4), crescimento econômico (ODS 8) e cidades sustentáveis (ODS 11). Além disso, propõe estratégias para fortalecer a implementação de políticas públicas voltadas à agricultura urbana.
Resultados – A análise revelou que as hortas comunitárias possuem grande potencial para contribuir com a segurança alimentar e nutricional, além de gerar trabalho e renda. Contudo, identificaram-se desafios como a necessidade de políticas públicas mais eficazes, incentivo ao consumo local e fortalecimento das iniciativas comunitárias. A pesquisa sugere que governos estaduais e municipais sem legislação específica sobre agricultura urbana elaborem políticas locais alinhadas à legislação nacional.
Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa contribui para o debate sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, ao consolidar conhecimentos sobre a agricultura urbana a partir da literatura acadêmica recente. Propõe-se, ainda, que futuras pesquisas analisem as contribuições da agricultura urbana para públicos vulneráveis cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal.
Contribuições sociais e ambientais – A pesquisa reforça a importância da agricultura urbana como estratégia para a inclusão social e econômica, promovendo a sustentabilidade ambiental e a educação agroecológica. O incentivo a hortas comunitárias e políticas de apoio ao consumo local pode fortalecer redes de abastecimento alimentar e reduzir a insegurança alimentar em centros urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








