Plano Diretor e Meio Ambiente
O que se tem pesquisado a respeito?
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184520255935Resumo
RESUMO
Objetivo - Analisar como a relação entre Planos Diretores e questões ambientais tem sido abordada na produção acadêmica brasileira no período pós-Estatuto da Cidade (2001), identificando tendências, lacunas e desafios na integração entre planejamento urbano e sustentabilidade.
Metodologia - Realizou-se um metaestudo quanti-qualitativo, examinando 33 artigos científicos indexados na SciELO, com base em análise de conteúdo (Bardin, 1977) e categorização temática.
Originalidade/relevância - O estudo preenche uma lacuna teórica ao sistematizar a produção acadêmica sobre a interface entre Planos Diretores e meio ambiente no Brasil, destacando a persistente desconexão entre o arcabouço legal e sua aplicação prática. A relevância reside na urgência de aprimorar políticas urbanas para mitigar danos socioambientais.
Resultados – Foram identificados o predomínio de estudos focados em gestão de riscos; a presença de críticas às gestões municipais por privilegiarem o mercado imobiliário em detrimento de diretrizes ambientais; o predomínio de estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões brasileiras e a carência de abordagens interdisciplinares para avaliar a efetividade das políticas públicas.
Contribuições teóricas/metodológicas - Sistematização crítica da produção acadêmica sobre o tema.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo evidenciou a necessidade de maior articulação entre planejamento urbano e ambiental para reduzir impactos socioambientais e recomenda a superação dos entraves burocráticos na adoção de políticas públicas mais integradas e sustentáveis nos municípios.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








