Cidades resilientes um panorama geral da iniciativa Making Cities Resilient 2030
construindo cidades resilientes, no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184620255952Palavras-chave:
Urbanização, Adaptação climática, Desastres naturaisResumo
RESUMO
Objetivo - O objetivo do presente trabalho foi realizar um panorama geral e identificar a distribuição dos municípios brasileiros que aderiram à iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR 2030).
Metodologia - Este estudo tem caráter descritivo e documental, com abordagem quantitativa, utilizando dados secundários obtidos a partir da lista oficial de municípios brasileiros inscritos na iniciativa MCR 2030 até abril de 2025.
Originalidade/relevância - O Brasil enfrenta crescentes desafios ambientais e climáticos, é necessário entender ações existentes e entender as possibilidades de avanço, mas também lacunas em iniciativas.
Resultados -Até maio de 2025, a adesão era de 353 municípios, 81,3% da região Sudeste. Regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, embora altamente afetadas por desastres, apresentam baixa participação, refletindo desigualdades na capacidade técnica e institucional. A iniciativa oferece apoio técnico, político e institucional, mas a construção de cidades resilientes exige mais que adesão formal: requer investimentos contínuos, articulação intergovernamental e políticas públicas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Contribuições sociais e ambientais - A MCR 2030 representa uma oportunidade estratégica para promover justiça climática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








