Contribuições da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil para a redução de riscos de desastres naturais ou induzidos pela ação humana no município de Manaus – Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184620255953Palavras-chave:
Gestão de risco, Políticas públicas, Política Nacional de Proteção e Defesa CivilResumo
RESUMOObjetivo - O objetivo dessa pesquisa foi identificar ações direcionadas a Manaus - AM, em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), apontando avanços e oportunidades para a gestão de risco de desastres no município.
Metodologia - Trata-se de uma pesquisa exploratória e diagnóstica, desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e documental.
Originalidade/relevância - O desenvolvimento urbano de Manaus - AM foi marcado por elevado grau de informalidade no uso do solo e ocupação de áreas ambientalmente frágeis e suscetíveis a desastres, configurando um cenário de desafios para a municipalidade e demandando políticas públicas voltadas à gestão de risco.
Resultados - Entre os resultados encontrados estão a elaboração de Mapeamentos de risco de desastre e da Carta geotécnica de aptidão à urbanização em 2019, a Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e o Plano de Contingência (PLACON) em 2024.
Contribuições teóricas/metodológicas - Metodologicamente, este trabalho sugere a integração de estudos geoambientais ao planejamento urbano como meio para a prevenção de desastres.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo mostra que a efetividade dos avanços conquistados nas últimas décadas, seja no âmbito federal ou municipal, dependem do desenvolvimento e continuidade das políticas públicas e governança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








