O Uso De Aprendizado De Máquina Na Estimativa Do Déficit Habitacional: Uma Revisão Sistemática Da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184620255954Palavras-chave:
Censo, Dados Demográficos, Estudos Urbanos, Inteligência Artificial, Revisão BibliométricaResumo
RESUMO
Objetivo - Identificar estudos que aplicam técnicas vinculadas à Inteligência Artificial, incluindo aprendizado de máquina, aprendizado profundo e mineração de dados, à análise do déficit habitacional ou a tarefas correlatas fundamentadas em dados censitários.
Metodologia - A identificação dos estudos ocorre pelas etapas de revisão bibliométrica e sistemática da literatura científica.
Originalidade/relevância - Com os avanços recentes em métodos computacionais, especialmente em algoritmos de aprendizado de máquina, surge o interesse em avaliar seu potencial para lidar com a complexidade do fenômeno do déficit habitacional e subsidiar a formulação de políticas urbanas e habitacionais mais eficazes.
Resultados - A partir da base de dados Scopus, foram identificados 1.528 documentos publicados entre 1985 e 2024 que articulam métodos computacionais e dados censitários, dos quais 18, publicados entre 2015 e 2024, abordam diretamente questões relacionadas ao déficit habitacional.
Contribuições teóricas/metodológicas - Os resultados indicam a predominância de algoritmos baseados em árvores, com destaque para o método de Floresta Aleatória.
Contribuições sociais e ambientais - A diversidade de áreas de aplicação e de tipos de dados utilizados limita a definição de um modelo ideal, evidenciando a necessidade de aprofundamento nas abordagens e contextos analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








