Áreas úmidas do Cerrado e a distribuição espacial das Veredas no Estado de Mato Grosso a partir do Cadastros Ambiental Rural

Authors

  • Eduardo Vieira dos Santos Professor Doutor, UFMT, Brasil.
  • Andressa Vasconcelos Mendonça Aluna Graduação, UFMT, Brasil.
  • Fabiano Silva Costa Aluno Graduação, UFMT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240174120244814

Keywords:

Espacialização, Veredas, Mato Grosso

Abstract

Veredas são importantes fisionomias do bioma Cerrado e um dos tipos de áreas úmidas presentes no bioma. Possuem elevada importância por sua biodiversidade e a relação direta com a água, entretanto, ainda são pouco estudadas. Nesse sentido, conhecer suas principais características e sua distribuição espacial gera grande contribuição na busca por sua preservação. Assim, realizamos a espacialização e a análise da ocorrência de veredas no estado de Mato Grosso, a partir do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A escolha por inciar o estudo da distribuição espacial das veredas pelo estado de Mato Grosso ocorreu porque o estado possui seu território particionado entre Cerrado, Amazônia e Pantanal. Para a realização do estudo efetuamos revisão de literatura e, posteriormente, formamos banco de dados com os polígonos representativos de todas veredas declaradas no CAR para o estado de Mato Grosso. A partir do banco de dados foi possível a espacialização das áreas de veredas do estado e a análise de sua ocorrência. Com a espacialização das áreas de veredas do estado de Mato Grosso verificamos que este tipo de área úmida está presente em todo estado e nos três biomas que ocorrem no estado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-02-13

How to Cite

SANTOS, Eduardo Vieira dos; MENDONÇA, Andressa Vasconcelos; COSTA, Fabiano Silva. Áreas úmidas do Cerrado e a distribuição espacial das Veredas no Estado de Mato Grosso a partir do Cadastros Ambiental Rural. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 17, n. 41, 2024. DOI: 10.17271/19843240174120244814. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/4814. Acesso em: 4 dec. 2024.