Proposta de Infraestrutura Verde em área Litorânea: Um Estudo de Caso em Pontal do Sul - PR

Autores

  • Bruno Victor Kobiski UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Talal Suleiman Mahmoud Universidade Federal do Paraná
  • Cintia Miua Maruyama Universidade Federal do Paraná
  • Jemina Lima Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Bernardino Lopes Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Ukan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860461520192025

Palavras-chave:

Biovaleta, Arborização Urbana, Infraestrutura Verde

Resumo

Pontal do Sul é um balneário de Pontal do Paraná, no estado do Paraná, Brasil, que possui deficiências de infraestrutura urbana. Um projeto de pesquisa e extensão foi coordenado pela Profª Cíntia Miua Maruyama para contribuir com o desenvolvimento desta região. O projeto foi realizado em várias etapas, consistindo em um levantamento topográfico e diagnóstico físico, um levantamento de dados sobre árvores como subsídio de informações e um projeto de mobilidade e paisagismo da orla, além de uma revisão bibliográfica acerca do tema. Para a realização das etapas foram necessárias reuniões com o órgão público municipal, aquisições de imagens e mapas do órgão público estadual e consultas com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP. As informações culminaram em um projeto compatibilizado com os padrões existentes, envolvendo o estudo da seção típica da via, que inclui a calçada, ciclovia, a rua, arborização e faixas vegetadas com biovaletas e canteiro pluvial. O projeto levou em conta o conforto dos pedestres e a diminuição de ilhas de calor. Todos estes trabalhos tiveram o envolvimento de alunos de graduação e docentes. De modo geral, esta iniciativa proporcionou o contato dos alunos com os assuntos desenvolvidos no trabalho de forma a contribuir para sua formação, no intento de trazer benefícios para a comunidade local com melhoria na circulação de ciclistas, pedestres e na drenagem da região, assim como poderá servir de base para que a Prefeitura elabore o projeto, cumprindo desta forma o papel da transferência de conhecimento da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talal Suleiman Mahmoud, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Química Licenciatura e habilitações em Física e Matemática pela UEM, Mestrado em Química com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2005, Doutorado em Química com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP no Instituto de Química de Araraquara em 2010, Pós-Doutorado em Química na Universidade Federal de Pelotas-RS (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Membro do Colegiado de Ciências Exatas, Diretor do Campus Pontal do Paraná-CEM, professor associado da Pós-Graduação em Biotecnologia (rede BIONORTE). Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Química aplicada de Produtos Naturais, com ênfase principal nas técnicas de CLAE, RMN e CG-EM.

Cintia Miua Maruyama, Universidade Federal do Paraná

Professora assistente A efetiva no Centro de Estudos do Mar - CEM/ UFPR - Universidade Federal do Paraná. Tem mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá e graduação em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Transportes (ênfase em cicloviário), projeto de infraestrutura verde; leciona: expressão gráfica, desenho técnico, projeto de arquitetura e computação gráfica.

Jemina Lima, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica de Engenharia Civil

Alexandre Bernardino Lopes, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Oceanografia Física pela Universidade de São Paulo (2010). Atuou como escrevente autorizado do Terceiro Oficial de Registro de Imóveis onde trabalhou com Agrimensura urbana (2009-2012). Entre 2011 e 2012 foi Professor da Universidade Anhembi Morumbi e Faculdade Metropolitanas Unidas, de 2012 a 2015 foi professor da Adjunto da Universidade Federal do Pampa e atualmente é Professor da Universidade Federal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Trabalha com as seguintes linhas de Pesquisa: Geodésia aplicada e Oceanografia Física.

Henrique Ukan, Universidade Federal do Paraná

Acadêmico de Engenharia Civil

Downloads

Publicado

30.07.2019

Como Citar

Kobiski, B. V., Mahmoud, T. S., Maruyama, C. M., Lima, J., Lopes, A. B., & Ukan, H. (2019). Proposta de Infraestrutura Verde em área Litorânea: Um Estudo de Caso em Pontal do Sul - PR. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 7(15). https://doi.org/10.17271/2317860461520192025

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)