Meio ambiente e a sociedade urbana na Amazônia: um estudo de caso na cidade de Capixaba-Acre, 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860481820202473

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental. Arborização Urbana.

Resumo

Este artigo aborda o relacionamento dos habitantes do estado do Acre e o meio ambiente. O seu objetivo foi gerar informações sobre a percepção dos residentes da cidade de Capixaba em relação ao meio ambiente urbano local. Para tal, foram coletados dados que caracterizam os moradores dessa cidade e a sua percepção sobre o meio ambiente. Esses dados foram colhidos em entrevistas com 130 habitantes de Capixaba. Dos resultados encontrados, pode-se inferir que: a) Os entrevistados têm uma percepção de meio ambiente como conhecimento empírico, o que implica na necessidade de ampliação desse conceito por parte da população local; b) Os maiores problemas e mais presentes vistos na cidade foram o desmatamentos e/ou queimadas seguidos pelo lixo nas ruas e pela falta de saneamento básico; c) A maioria dos indivíduos amostrados relaciona a Educação Ambiental com a preservação do Meio Ambiente, o que mostra conhecimento básico sobre a mesma; d) A maioria dos entrevistados se vê responsável pelos danos causados ao meio ambiente e se considera obrigado em buscar uma solução para minimizar os problemas ambientais locais; e) Fica evidente a necessidade da implantação de programas voltados para a Educação Ambiental, que envolva a população local, principalmente em relação às ações individuais que cada um tem para as questões ambientais e f) Para uma metade dos moradores amostrados, a arborização urbana proporciona ar fresco, enquanto que para outra metade dos entrevistados, a arborização urbana produz sombra e para um grupo menor que 10%, a arborização fornece apenas benefícios estéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Tuponi dos Santos, Engenheira florestal

Formou-se em engenharia florestal pela Ufac, em 2016

Zenobio Abel Gouvêa Perelli da Gama e Silva, Universidade Federal do Acre

Graduado, pela Universidade Federal do Paraná, em Engenharia Florestal (1979) e mestre (1988) e doutor (2000) em Engenharia Florestal, ambos na área de concentração Economia e Política Florestal. Trabalhou, entre 1980-85, como Engenheiro Florestal na exploração de floresta nativa e em reflorestamento nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, respectivamente. No período de 1988-90, como Economista Florestal, analisou projetos de reflorestamentos para a produção de pasta mecânica, assim como participou de um estudo de mercado para a implantação de uma fábrica de MDF no Brasil. De 1990 a 2005 desenvolveu estudos econômicos abordando o uso sustentável dos recursos florestais no estado do Acre. Desde 2005 é professor associado da Universidade Federal do Acre (UFAC), lecionando as disciplinas Economia Florestal e Comercialização de Produtos e Serviços Florestais no curso de Engenharia Florestal e Economia dos Recursos Florestais e Política Florestal no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional dessa IES. É revisor das revistas Floresta (UFPR), Revista Árvore, Scientia Forestalis (IPEF), Cerne (UFLA), Pesquisa Florestal Brasileira (Embrapa-CNPf), Revista do Serviço Público e Floresta e Ambiente (UFRRJ). No período janeiro-abril de 2010 atuou como Visiting Scholar na Universidade da Florida, onde desenvolveu estudos sobre o aproveitamento e comercialização de produtos florestais madeireiros no estado do Acre.

Downloads

Publicado

01.11.2020

Como Citar

Santos, D. T. dos, & Silva, Z. A. G. P. da G. e. (2020). Meio ambiente e a sociedade urbana na Amazônia: um estudo de caso na cidade de Capixaba-Acre, 2015. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 8(18). https://doi.org/10.17271/2317860481820202473

Edição

Seção

Artigos