Estratégias de adaptação frente a ressacas marítimas provenientes de mudanças climáticas

O caso de Ponta da Praia, cidade de Santos - SP

Autores

  • Giovana Gravellos Dias Starke Rodrigues Graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula von Zeska de Toledo Arquiteta e Urbanista - Universidade Presbiteriana Mackenzie / Aluna especial - Cidades e Mudanças Climáticas da Pós- Graduação da Universidade de São Paulo (FAU-USP)
  • Carlos Andrés Hernández Arriagada Pesquisador e Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie / Laboratório de Estratégias Projetuais (LABSTRATEGY) / Pós Doutorando Núcleo Cidades Globais - IEA USP.

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860492420212945

Resumo

A pesquisa busca analisar e compreender de que maneira a aplicação de medidas adaptativas no território pode atenuar os impactos climáticos advindos da elevação do nível dos oceanos na cidade de Santos, São Paulo. Dessa maneira, ao estudar o bairro da Ponta da Praia, são estabelecidos critérios e macroestratégias de melhorias para o local, a fim de evitar possíveis futuros desastres ambientais. Para isso, a investigação se dá com uma análise territorial e geográfica, junto ao estudo das problemáticas locais, como a erosão costeira, de maneira que a discussão temática busque compreender quais as melhores medidas adaptativas, levando em consideração sua funcionalidade frente às questões climáticas e fragilidades da borda costeira. Medidas adaptativas e mitigadoras frente a mudanças climáticas auxiliam na redução de impactos futuros à população, reduzindo custos para reparo de danos e prolongando a segurança dos habitantes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias. Mudanças Climáticas. Ressacas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.10.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Giovana Gravellos Dias Starke; TOLEDO, Paula von Zeska de; ARRIAGADA, Carlos Andrés Hernández. Estratégias de adaptação frente a ressacas marítimas provenientes de mudanças climáticas: O caso de Ponta da Praia, cidade de Santos - SP. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 9, n. 24, 2021. DOI: 10.17271/2317860492420212945. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/2945. Acesso em: 23 fev. 2025.