Ações de educação ambiental e subcritérios para o melhoramento da gestão de resíduos sólidos domiciliares: uma revisão da literatura

Autores

  • Leticia Framesche Mestra, UNICENTRO, Brasil.
  • Jeanette Beber de Souza Professora Doutora, UNICENTRO, Brasil.
  • Fernando Deschamps Professor Doutor, PUC, Brasil.
  • Tatiane Bonametti Veiga Professora Doutora, UNICENTRO, Brasil.
  • Juliana Biluca Professora Mestra, UNIMATER, Brasil.

Resumo

A gestão adequada dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD) tornou-se um dos mais complexos desafios enfrentados pelos gestores públicos e tomadores de decisão, em função dos impactos negativos que os mesmos ocasionam e das limitações financeiras, técnicas e estruturais associadas. Então, o objetivo deste estudo descritivo e exploratório, com abordagem mista, é identificar e sistematizar checklists de ações de Educação Ambiental (EA) a serem adotadas em prol de possíveis melhorias na gestão adequada dos RSD, bem como de subcritérios a serem levados em consideração na definição de aplicação destas ações, uma vez que esse instrumento legal tem se mostrado eficiente para auxiliar no desenvolvimento sustentável de sistemas públicos. Então, uma revisão sistemática da literatura, por meio do Methodi Ordinatio, associado a Snowball sampling, foram adotados, para identificar os trabalhos clássicos e atuais (2000-2020) mais relevantes que adotaram ações de EA. Ao total, 22 artigos foram selecionados. Seguidamente, uma revisão exploratória (2010-2020) para a identificação de potenciais subcritérios foi realizada, e 24 artigos foram identificados. Conjuntamente, análises bibliométricas e de conteúdo foram aplicadas, identificando no primeiro caso, predominâncias temporais (2020 e 2016), periódicos mais difundidos (Journal of Cleaner Production e Waste Management) e países mais influentes na temática (Reino Unido e Sérvia). Já a análise de conteúdo, identificou cinco ações de EA e nove subcritérios potenciais a serem levados em consideração nas tomadas de decisão. Portanto, os resultados identificados norteiam pesquisadores e formuladores de políticas públicas de países em desenvolvimento e preenchem lacunas, conferindo assertividade, relevância e originalidade à pesquisa.

 PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas. Sustentabilidade Urbana. Tomadas de decisão.

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Publicado

12.03.2023

Como Citar

Framesche, L., Souza, J. B. de, Deschamps, F., Veiga, T. B., & Biluca, J. (2023). Ações de educação ambiental e subcritérios para o melhoramento da gestão de resíduos sólidos domiciliares: uma revisão da literatura. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 11(29). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/3522

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