Os espaços públicos e a acessibilidade para permanência das pessoas na Ponte Hercílio Luz- Florianópolis/SC

Autores

  • Clerdine Luberisse Mestranda, UFSC, Brasil
  • Andrea Holz Pfutzenreuter Professora Doutora, UFSC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604113020233732

Resumo

Os espaços públicos interferem e contribuem na qualidade da vida coletiva do contexto social e urbano, quando possibilitam o seu uso e apropriação de forma igualitária. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a permanência e a acessibilidade emocional no espaço público da ponte Hercílio Luz, de Florianópolis, considerado como um marco histórico, capaz de promover espaços de convívio e de trocas sensoriais. Para esse estudo, foi feita uma revisão bibliográfica dos últimos 10 anos de publicações nos periódicos: Scielo e Capes, sobre o tema e os conceitos relacionados. Em seguida outras bibliografias estudadas anteriormente foram relidas e alguns sites e jornais foram consultados para compreender a história do objeto de estudo, sua importância como espaço público na vida da comunidade. Para a análise também foram realizados levantamentos fotográficos em dias em que a ponte apresenta formas de uso bem distintas. Concluímos que a ponte é um espaço acessível, porém é difícil afirmar que é um espaço inclusivo. Os resultados do estudo reforçam a importância de espaços públicos acessíveis e representativos. Assim, a importância desse estudo se destaca por evidenciar fatores que influenciam a acessibilidade emocional e permanência dos usuários nos espaços públicos. Também tem sua relevância por iniciar uma discussão sobre a necessidade de incentivar desenho inclusivo capaz de oferecer uma apropriação efetiva a todos.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço público. Desenho inclusivo. Acessibilidade emocional.

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Publicado

08.06.2023

Como Citar

Luberisse, C., & Pfutzenreuter , A. H. (2023). Os espaços públicos e a acessibilidade para permanência das pessoas na Ponte Hercílio Luz- Florianópolis/SC. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 11(30). https://doi.org/10.17271/23178604113020233732

Edição

Seção

Artigos