Implementação de sistema de reaproveitamento de água pluvial no telhado do 1º Grupamento de Bombeiros Militares, Pará, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604113220233906Palavras-chave:
Potencial, Viaturas, AproveitamentoResumo
O trabalho é um estudo de caso do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na cidade de Belém, Pará, Brasil, sobre as vantagens ecológicas e a economia de água potável utilizada pelas concessionárias com a implementação de um sistema de reaproveitamento de água pluvial nos telhados de duas edificações, para uso nas viaturas de combate a incêndio. O estudo foi realizado com o cálculo de volume de água precipitado aproveitado através da análise das séries históricas de chuva da cidade de Belém e a comparação com os dados de volume de água potável utilizada nas viaturas de combate a incêndio. O resultado demonstra a possibilidade de pelo menos 60% de economia de água potável no período do semestre hidrológico seco da cidade e acima de 130% durante o semestre hidrológico chuvoso, assim, favorecendo o meio ambiente e a preservação do recurso hídrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.