Análise das dimensões da sustentabilidade urbana no município de Cavalcante-GO: uma contribuição para a revisão do plano diretor
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604113220234625Palavras-chave:
Sustentabilidade, Preservação, Comunidade sustentávelResumo
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no Goiás, é um importante ponto turístico por sua paisagem natural única. Além disso, a região abriga o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior território remanescente de comunidades quilombolas do Brasil. Pela grande quantidade de atividades turísticas, os municípios em volta funcionam para o suprimento de necessidades básicas dos visitantes. Um deles é Cavalcante, que tem sido impactado por diversas problemáticas gerando uma insustentabilidade urbana. Por isso, houve a necessidade de analisar as dimensões da sustentabilidade, sendo elas a ambiental, social, econômica e cultural, contribuindo com a revisão do Plano Diretor. Este foi o objetivo da pesquisa, de modo a diagnosticar as problemáticas e propor soluções sustentáveis, sensíveis à preservação, à água e às pré-existências. A análise se insere no projeto de extensão “Gestão Ambiental Urbana Participativa e Turística” do “Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico”, FAU/UnB. Seguindo a metodologia do Periférico, o primeiro passo é justamente o diagnóstico das dimensões da sustentabilidade, uma metodologia de análise da forma urbana desenvolvida por Andrade e Lemos (2015). A abordagem teórica utilizada envolve os temas da sustentabilidade, cidades e comunidades sustentáveis, desenho urbano sensível à água e memória social. Os resultados envolvem principalmente áreas naturais e culturais a serem preservadas e falta de infraestrutura urbana. A pesquisa contribui com o município, porém ainda há a necessidade de aprofundar os estudos no tema da gestão de políticas públicas, produzir mais conteúdo gráfico e representar os padrões espaciais das soluções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.