Envolvimento do Público Infantil nas Pesquisas Científicas de Qualidade do Ar
Palavras-chave:
Crianças, Qualidade do Ar, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de Identificar os principais métodos e as principais ações adotadas em estudos científicos recentes, que envolvem crianças no que se refere à temática da qualidade do ar. Adotou-se a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) por meio da base de dados ScienceDirect, que é formada por periódicos internacionais de reconhecido fator de impacto entre os anos de 2015 e 2021. Atualmente a poluição atmosférica é um grande problema socioambiental dos centros metropolitanos, onde ocorrem as mudanças climáticas e uma acelerada urbanização que intensificam os níveis de poluentes nas cidades e que provocam impactos severos na saúde humana. Embora o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – ODS 13, exponha a importância de melhorar a educação de todos sobre as medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, observa-se que há poucos estudos, principalmente no meio científico, sobre o envolvimento ativo das crianças nos estudos dessa temática. A maior parte das pesquisas de qualidade do ar envolvendo crianças concentra-se em países desenvolvidos e trata de forma passiva tal questão, ficando limitada a coleta dados sobre a concentração de contaminantes no espaço que esse público frequenta e da avaliação da percepção por meio de questionários padronizados. Observou-se que a escassez da aplicação de métodos diferenciados interfere na possibilidade de a criança extrapolar suas próprias percepções. Identificou-se que os poucos trabalhos científicos que transmitiram o conhecimento ao público investigado, além da casual coleta de dados, contribuíram para assimilação das estratégias de mitigação e controle das fontes de poluição, bem como para a reflexão da consciência ambiental futura desses cidadãos.
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