Land use and urban mobility

Pequis neighborhoods and Shopping Park

Authors

  • Fernando Garrefa Professor Doutor, UFU, Brasil.
  • Gláucia Trindade Pereira Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.
  • Jakeline Almeida Garcia Valadão Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.
  • Maria Eliza de Freitas Otoni Mestranda, UFU, Brasil.
  • Murielle Moreira Facure Mestranda, UFU, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134020254821

Keywords:

Uso del suelo, Movilidad, Vivienda social

Abstract

La movilidad urbana emerge como un factor de gran influencia en la dinámica y calidad de vida de las ciudades. Destaca la relación intrínseca entre el uso del suelo y los patrones de movilidad, de modo que la eficiencia de la movilidad está directamente ligada a la diversidad de usos urbanos. La posibilidad de implementar usos diversificados en diferentes puntos de la ciudad se presenta como una estrategia para reducir la necesidad de desplazamientos motorizados, beneficiando a peatones y residentes. Así, el fomento de la movilidad activa en actividades, principalmente de uso cotidiano, además de ser un enfoque consciente con el medio ambiente, se traduce en una forma de vida más saludable. Por lo tanto, la presente investigación tiene como objetivo comparar la relación entre movilidad urbana y uso del suelo, en dos proyectos pertenecientes al Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) Rango 1, Barrio Shopping Park y Barrio Pequis, ambos ubicados en la ciudad de Uberlândia, MG, utilizando métodos cualitativos y cuantitativos. Como resultado, se destaca la importancia de considerar la accesibilidad y la diversidad de usos urbanos a la hora de formular políticas de movilidad, especialmente en áreas de vivienda social. Comprender la relación entre la movilidad urbana y el uso del suelo es fundamental para mejorar la calidad de vida y la accesibilidad urbana de todos los residentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernando Garrefa , Professor Doutor, UFU, Brasil.

    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (CUML 1995) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP 2002). Realizou estágio pós doutoral na Universidade de Cambridge - UK (2017). Também atua como pesquisador no LABCOM (Laboratório de Comércio e Cidade da FAUUSP). Tem experiência nas áreas de planejamento urbano e regional, urbanismo comercial e mobilidade urbana. É autor do livro - Shopping Centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (Senac, 2011). Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU entre os anos de 2013 e 2017.

  • Gláucia Trindade Pereira , Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e especialização em Docência no Ensino Superior (2009). Arquiteta e Urbanista (2003-2006) na empresa Gaia Engenharia e Assessoria Ambiental, com a elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e recuperação de áreas degradadas. Arquiteta e Urbanista (2008-atual); Coordenadora da Divisão de Projetos (2015-2018), Assessora especial (2018-2020), Diretora de Projetos e Orçamentos (2020- Atual) na Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiências na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos dos campi e na gestão/planejamento de projetos em arquitetura escolar, fiscalização de contratos, obras públicas e gestão pública. No setor acadêmico, tem participações em projetos de extensão e publicações em seminários e congressos. Área de pesquisa: avaliação pós-ocupação, acessibilidade e gestão pública.

  • Jakeline Almeida Garcia Valadão, Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, UFU, Brasil.

    Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Participa do Grupo de Pesquisa em habitação [MORA], UFU. Dedica-se a linha de pesquisa [CASA RESILIENTE]. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação

  • Maria Eliza de Freitas Otoni, Mestranda, UFU, Brasil.

    Professora Universitária, graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU- UFU. Integrante do grupo de pesquisa [MORA], pesquisa Institucional [CASA RESILIENTE]. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas estruturais, análises estruturais, habitações de Interesse Social (HIS), patologias das edificações, resiliência em projetos habitacionais, projeto de arquitetura, desenho técnico e desenho de arquitetura. 

References

Published

2025-04-20

Issue

Section

Articles

How to Cite

GARREFA , Fernando; PEREIRA , Gláucia Trindade; ALMEIDA GARCIA VALADÃO, Jakeline; DE FREITAS OTONI, Maria Eliza; FACURE, Murielle Moreira. Land use and urban mobility: Pequis neighborhoods and Shopping Park. Technical and Scientific Journal Green Cities, [S. l.], v. 13, n. 40, 2025. DOI: 10.17271/23178604134020254821. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/4821. Acesso em: 3 feb. 2026.