A importância dos parques urbanos no conforto térmico da população: breve revisão de literatura e estudo de caso para o Parque Areião (Goiânia-GO)

Autores

  • Yan Silva Vargas Geógrafo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.
  • Diego Tarley Ferreira Nascimento Professor Doutor, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123320245056

Palavras-chave:

Áreas verdes, Sensação térmica, Mitigação

Resumo

Nas áreas urbanas, os parques surgem como ambientes promotores de melhores condições de conforto térmico, em razão da presença de vegetação e corpos hídricos. Desse modo, a problemática da pesquisa é entender como os parques influenciam o conforto térmico, contemplando uma revisão de literatura sobre a temática e um estudo de caso para o Parque Areião, situado em Goiânia-GO. Para tanto, foram coletados dados de temperatura e umidade relativa do ar em três pontos do Parque Areião em quatro datas, ao longo do inverno e da primavera de 2022 (agosto a novembro). De mesma forma, foram compilados dados registrados pela Estação Meteorológica Convencional de Goiânia (INMET), situada no centro da cidade, e considerado como quatro ponto amostra. Em seguida, foi realizado o cálculo da Temperatura Efetiva e Conforto Térmico. A análise dos dados apontou uma variação de temperatura efetiva entre os pontos de até 5,1 °C, com menores valores no interior do Parque Areião e maiores valores na estação do INMET, variando entre sensação térmica classificada como “Confortável” até “Muito Quente”. Desse modo, constatou-se que o Parque Areião promove um maior arrefecimento da temperatura do ar assim como a manutenção níveis de umidade do ar mais elevados, reforçando seu caráter microclimático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

16.07.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VARGAS, Yan Silva; NASCIMENTO , Diego Tarley Ferreira. A importância dos parques urbanos no conforto térmico da população: breve revisão de literatura e estudo de caso para o Parque Areião (Goiânia-GO). Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 33, 2024. DOI: 10.17271/23178604123320245056. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5056. Acesso em: 22 dez. 2024.