A composição gravimétrica como instrumento para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Beberibe – CE
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245151Palavras-chave:
Gestão, Poluição, SustentabilidadeResumo
O planeta passa por intensas modificações, grande parte ocasionada direta e indiretamente pelo ser humano. A disposição inadequada dos resíduos pode ocasionar o aumento da produção de Gases do Efeito Estufa (GEE), poluição dos solos, contaminação do lençol freático e a proliferação de vetores. Para evitar a expansão ou mitigar esses impactos ambientais, faz-se necessário a destinação ambientalmente adequada desses resíduos, juntamente com políticas de educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável dos municípios. O município de Beberibe - CE é extremamente relevante nesse contexto, isso se dá por ser uma cidade relevante no contexto econômico e turístico do estado do Ceará, além de estar desenvolvendo estudos para a implementação de um aterro sanitário. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a composição dos resíduos sólidos urbanos através da gravimetria, geração de resíduos, per capita e do peso específico, para auxiliar na implementação do desenvolvimento sustentável no município de Beberibe – CE. Dentre os resultados obtidos, observou-se que o município tem um potencial para o tratamento dos resíduos, tanto para a reciclagem quanto para a compostagem. Portanto, é relevante que o município desenvolva políticas de educação ambiental para a população, além de estimular o descarte correto dos resíduos sólidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.