Desenvolvimento de plug-in BIM para verificação de conformidade de Projetos Arquitetônicos segundo as Leis Municipais – O Caso de Passo Fundo/RS
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245189Palavras-chave:
Programação em BIM, Projetos Arquitetônicos, Dynamo, ParametrizaçãoResumo
A indústria da construção civil tem um papel relevante na geração de empregos e no desenvolvimento socioeconômico das cidades, no entanto existe uma dificuldade enfrentada por arquitetos e urbanistas devido à demora na aprovação de projetos arquitetônicos pelas prefeituras municipais, atribuída a não conformidade dos projetos com as leis municipais. Nesse contexto, este trabalho propõe o uso da programação em software BIM (Building Information Modeling), com o objetivo de desenvolver um plug-in para auxiliar no processo de aprovação de projetos arquitetônicos em conformidade com as leis e regulamentações municipais de Passo Fundo-RS. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão aprofundada de literatura, levantamento documental, e desenvolvimento de um protótipo de plug-in para Revit, desenvolvido em Dynamo usando a linguagem Python. O protótipo proposto envolve a integração de dados urbanísticos ao Revit para automatizar a coleta de informações como dimensões de edifícios, áreas de lote, recuos, entre outras métricas. Os resultados revelaram que a implementação de rotinas de programação em BIM, especialmente para Revit, tem potencial para reduzir significativamente os tempos de espera para aprovação de projetos na prefeitura, melhorando sua adequação às normas municipais, e minimizando pendências e retrabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.