A dinâmica do Transporte Público na Região Metropolitana de São Paulo
Uma perspectiva de demanda de 2017 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245414Palavras-chave:
Transporte Público Urbano, Mobilidade Urbana, Demanda por Transporte Público UrbanoResumo
O Transporte Público Urbano é essencial para a mobilidade urbana e para a sustentabilidade das cidades. Em março de 2020 teve início a Pandemia de Covid-19, forçando a decretação de quarentenas e lockdown, em quase todas as cidades do mundo, fatos que interromperam de maneira abrupta a mobilidade urbana, gerando quedas significativas na demanda de transporte no meio urbano. Em São Paulo a quarentena teve início em 24 de março de 2020 e foi encerrada em 17 de agosto de 2021, impactando significativamente não só a utilização do Transporte Público Urbano, mas a mobilidade urbana como um todo. Este estudo analisa os volumes mensais e anuais de passageiros transportados pelos sistemas de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo entre 2017 e 2023, com o uso das ferramentas da estatística descritiva básica, como média, mediana, amplitude, assimetria e curtose, além da análise gráfica da distribuição da série de dados. Os dados evidenciam que a queda na demanda, com exceção do transporte metroviário, ocorre desde 2018, tendo queda significativa na Pandemia com retomada gradual a partir do segundo semestre de 2020, ficando 2023 ainda abaixo dos níveis de 2017, em média 27% no sistema de ônibus urbano, 16% no sistema de ônibus metropolitano, 8% no sistema metroviário e 24% no sistema de trens urbanos. Este estudo mostra uma aparente acomodação dos dados neste novo patamar, que pode impactar sobremaneira, não só a saúde financeira das empresas, mas a mobilidade urbana como um todo.
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