70 anos do Parque Ibirapuera

Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos prestados a partir da criação de espaços urbanos em áreas recuperadas de mineração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134320255964

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Resiliência Urbana, Espaço Urbano, Restauração Minerária

Resumo

RESUMO

Objetivo - O objetivo desta pesquisa foi analisar o sucesso da implementação do Parque Ibirapuera como alternativa dada para recuperação de uma área minerada avaliando a prestação dos Serviços Ecossistêmicos do local.

Metodologia – A pesquisa realizada durante julho a dezembro de 2024 adotou uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, com foco descritivo e exploratório baseada no método de Bardin (2016).

Originalidade/relevância - A originalidade da pesquisa está na ausência de artigos científicos correlacionando os temas: resiliência urbana, cidades inteligentes e sustentáveis e recuperação de áreas mineradas.

Resultados - Os resultados demonstram que o Parque Ibirapuera, 70 anos após sua inauguração, continua sendo um dos centros mais importantes e provedor de Serviços Ecossistêmicos do município de São Paulo/SP.

Contribuições teóricas/metodológicas – Devido à indisponibilidade de dados históricos, o estudo traz contribuições teóricas na área do planejamento urbano sobre o tema visto a escassez de pesquisas científicas sobre o tema.

Contribuições sociais e ambientais – A validação de que áreas exauridas de mineração podem ser transformadas em parques, sendo esses espaços, boas alternativas para o replanejamento urbano após a consolidação das cidades. Esses que promovendo os Serviços Ecossistêmicos transparecem a resiliência urbana em cidades inteligentes e sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.07.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CASALI-ROSSI, Maria Flávia; SILVA NETO, Wilson Levy Braga da; GALLEGO, Jorge L. 70 anos do Parque Ibirapuera: Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos prestados a partir da criação de espaços urbanos em áreas recuperadas de mineração. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 43, 2025. DOI: 10.17271/23178604134320255964. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5964. Acesso em: 19 dez. 2025.