Podas drásticas

um obstáculo para alcançar o conforto térmico nas cidades

Autores

  • Camila Aoki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml
  • Eduardo Hiroshi Haibara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml
  • Camila Amaro de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134420256001

Palavras-chave:

Temperatura de superfície, Amenização térmica, Crise climática

Resumo

RESUMO

Objetivo - O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da poda drástica sobre a capacidade das árvores em promover conforto térmico no ambiente urbano.

Metodologia - Coleta de dados de temperatura de superfície em pleno sol e sob sombra com uso de termômetro com mira a laser.

Originalidade/relevância - O estudo faz-se relevante pela identificação de manejo mais adequado de árvores para amenizar temperaturas extremas em áreas urbanas e pelo método simplificado de coleta e análise.

Resultados - O estudo comprovou que a espécie arbórea oiti ameniza cerca de 9°C em situação de poda de condução, em vias públicas urbanas e que esse potencial é reduzido quando ocorrem podas drásticas.

Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo demonstrou que o oiti reduz sua capacidade de promover conforto térmico no ambiente urbano quando submetido às podas drásticas.

Contribuições sociais e ambientais - O estudo traz diretrizes úteis para aplicação em planos diretores municipais e de arborização urbana, com a finalidade de garantir o conforto térmico para a população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.08.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AOKI, Camila; HAIBARA , Eduardo Hiroshi; SOUZA, Camila Amaro de. Podas drásticas: um obstáculo para alcançar o conforto térmico nas cidades. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 44, 2025. DOI: 10.17271/23178604134420256001. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6001. Acesso em: 24 dez. 2025.