Soluções Baseadas na Natureza como ferramenta para Drenagem Urbana Sustentável

Conexões com ODS da Agenda 2030 da ONU e implicações para cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604134720256050

Palavras-chave:

Soluções Baseadas na Natureza, Drenagem urbana, ODS, Cidades Sustentáveis

Resumo

Objetivo – Compreender como as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) se configuram como ferramentas para promover uma drenagem urbana mais sustentável, analisando também a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Metodologia – Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com seleção de 20 artigos indexados na base de dados Scopus. A análise combinou aspectos quantitativos (distribuição das publicações, periódicos, áreas) e qualitativos (métodos, desafios, tendências), mapeando a conexão com ODS.

Relevância – O estudo avança ao mapear não apenas os ODS diretamente relacionados, mas também conexões indiretas com a drenagem urbana sustentável, oferecendo uma visão sistêmica ainda pouco explorada na literatura nacional. O caráter de inovação deste estudo está na transversalidade entre SbN e ODS, revelando interfaces entre as políticas ambientais, sociais e urbanísticas.

Resultados – Os resultados destacaram os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), que estão relacionados à drenagem urbana sustentável. Já os ODS 3 e 12 mostraram conexões indiretas. Os artigos destacaram múltiplos benefícios das SbN, incluindo redução de enchentes, melhoria da qualidade da água e valorização de áreas urbanas.

Contribuições Teóricas – Amplia o entendimento das SbN como estratégia transversal para os ODS, consolidando uma perspectiva que integra infraestrutura verde-azul, governança, resiliência climática e justiça socioambiental, esferas pouco abordadas no Brasil.

Contribuições Sociais e Ambientais – Demonstra que a aplicação de SbN reduz picos de cheia, melhora recursos hídricos e proporciona cobenefícios sociais, como áreas recreativas e maior aceitação comunitária, sua conexão aos ODS 6, 11 e 13 e a outros objetivos interligados da Agenda 2030 ao mesmo tempo que abre caminho para indicadores mensuráveis que auxiliem os gestores na tomada de decisão em políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Juliana Moura; NASCIMENTO, Ana Paula Branco do. Soluções Baseadas na Natureza como ferramenta para Drenagem Urbana Sustentável: Conexões com ODS da Agenda 2030 da ONU e implicações para cidades. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 13, n. 47, 2025. DOI: 10.17271/23178604134720256050. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/6050. Acesso em: 26 dez. 2025.