Mapeamento da Cobertura Vegetal: Estudo de Caso de Passo Fundo - RS
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256063Palavras-chave:
Cobertura Vegetal, Passo Fundo, Sensoriamento remotoResumo
Objetivo - O presente artigo tem como objetivo analisar a cobertura vegetal do município de Passo Fundo-RS utilizando o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para mapear a evolução da vegetação na cidade, através do Sistema de Informação Geográfica (SIG QGIS) e de imagens de satélites.
Metodologia – Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o NDVI, cobertura vegetal e sensoriamento remoto, logo após, realizou-se a coleta de dados utilizando-se imagens de satélite e o SIG QGIS e, por fim, foram analisados os dados por meio de mapas NVDI e realizou-se uma comparação dos índices NDVI 2020 e 2024 de Passo Fundo-RS.
Originalidade/relevância – O estudo está relacionado à carência de análises integradas e atualizadas sobre a evolução da cobertura vegetal utilizando ferramentas geotecnológicas acessíveis. Dessa forma, o trabalho reforça a importância do papel das geotecnologias na produção científica interdisciplinar, especialmente nas áreas de geografia, urbanismo e ciências ambientais.
Resultados - Foi possível verificar a situação do município em relação à sua vegetação, bem como sua evolução no período de tempo analisado e possíveis fatores que influenciaram tanto a carência, quanto a abundância de vegetação em determinados locais.
Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo demonstra a eficácia do método como ferramenta de análise espacial, podendo ser replicado em outros contextos urbanos e reforçando a relevância dos indicadores ambientais como instrumentos de diagnóstico da qualidade ambiental e de suporte à formulação de políticas públicas.
Contribuições sociais e ambientais – Pertinente para o planejamento e desenvolvimento das cidades, bem como determinante na elaboração de estratégias para realização de melhorias na cobertura vegetal das cidades. Nesse viés, essa técnica pode auxiliar de forma significativa na detecção de alterações na vegetação em estudos de qualidade ambiental.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









