Os jardins de chuva como Solução baseada na Natureza no projeto de urbanismo e de regularização fundiária da comunidade Dorothy Stang no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256069Palavras-chave:
Participação social, Sustentabilidade, SbNResumo
Objetivo - Demonstrar como a solução dos jardins de chuva pode atender as demandas da comunidade e resolver diversos problemas do projeto de regularização fundiária com baixo custo e de forma simples e rápida, além de potencializar outros usos concomitantemente.
Metodologia - O Laboratório Periférico atua a partir das demandas da comunidade com a qual desenvolve as soluções no formato de pesquisa-ação, buscando enriquecer o projeto a partir das vivências e dos saberes populares e técnicos. Seguem-se as metodologias de desenho sensível à água e análise das dimensões da sustentabilidade urbana.
Originalidade/relevância - Esse estudo busca trazer Soluções baseadas na Natureza (SbN) e um Desenho Urbano Sensível à Água para o projeto de regularização fundiária buscando mais eficiência nas infraestruturas de saneamento e mais conforto no contexto de mudanças climáticas.
Resultados - No projeto de regularização fundiária, os problemas de drenagem, enxurrada, tratamento das águas pluviais, falta de vegetação e mobilidade podem ser solucionados com jardins de chuva ao longo das vias, os quais seguem critérios específicos para serem integrados ao tecido urbano pré-existente.
Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo traz critérios, metodologia e ferramentas para o desenho dos jardins de chuva no projeto de urbanismo para regularização fundiária de assentamento informal.
Contribuições sociais e ambientais - Os jardins de chuva auxiliam no tratamento das águas pluviais, na melhora da qualidade do ar, no sequestro de metais pesados, na diminuição da velocidade de escoamento superficial e no aumento da biodiversidade local, bem como potencializam o cultivo alimentício e a convivência de vizinhança.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









