O potencial de corredores ecológicos para cidades resilientes em São Paulo e Mogi das Cruzes
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134720256072Palavras-chave:
Conectividade, Corredores Ecológicos, Cidades ResilientesResumo
Objetivo - Analisar o potencial de conectividade de corredores ecológicos a partir do aprimoramento dos instrumentos urbanísticos e interpretação das dinâmicas ambientais e urbanas das cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes. Busca-se identificar possibilidades e dificuldades para a preservação e ampliação dos remanescentes da Mata Atlântica em seu potencial de reconfiguração das estruturas ambientais urbanas no contexto de cada uma dessas cidades.
Metodologia - Esta investigação se desenvolve a partir de mapeamentos e referenciais teóricos com base no tema em questão, analisando o potencial da vegetação na estrutura ambiental urbana existente, as possibilidades de redução da fragmentação de vegetação nativa, áreas protegidas e áreas urbanizadas. Com isso, apontamos para uma necessária discussão de dispositivos previstos nos Planos Diretores e Planos Municipais da Mata Atlântica de cada município frente a uma possível estrutura ambiental urbana como condicionante do planejamento da paisagem, identificando alguns avanços e dificuldades que persistem.
Originalidade/relevância - Analisar a conectividade dos fragmentos florestais com o seu entorno, observando configurações e dinâmicas em uma escala regional.
Resultados - Este trabalho evidencia algumas fragilidades e potencialidades estruturais desses municípios frente à conectividade ecológica e aponta para possíveis ações de planejamento visando uma estrutura ambiental urbana, considerando a preservação dos fragmentos e ampliação das áreas verdes.
Contribuições teóricas/metodológicas - Suscitar novas discussões de possibilidades de reconfiguração das estruturas ambientais urbanas no contexto de cada uma dessas cidades, buscando um ponto de convergência das questões ambientais com as questões sociais a partir de uma participação coletiva da população.
Contribuições sociais e ambientais - Aprimoramento de estratégias de desenvolvimento sustentável para cidades resilientes, considerando medidas de curto a longo prazo, tendo em vista o planejamento urbano e ambiental e as necessárias ações de mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









