Inteligência artificial como ferramenta para a urbanização e regularização fundiária de favelas e comunidades urbanas
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604134820256091Palavras-chave:
Favelas e Comunidades Urbanas, Urbanização e regularização fundiária, Inteligência ArtificialResumo
Objetivo - O objetivo dessa pesquisa é analisar o potencial de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) como ferramenta auxiliar na regularização fundiária e urbanização de assentamentos precários, contrapondo suas contribuições às fragilidades das técnicas tradicionais de levantamento e monitoramento dessas áreas.
Metodologia - A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e analítica, fundamentada em três eixos: (i) análise comparativa entre metodologias tradicionais e soluções baseadas em IA; (ii) estudo das ferramentas tecnológicas; e (iii) sistematização crítica do uso da IA no diagnóstico, monitoramento, previsão e suporte à tomada de decisão.
Originalidade/relevância - A originalidade e relevância desta pesquisa residem na investigação das potencialidades das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) como ferramenta auxiliar ao planejamento urbano especificamente voltadas para o processo de urbanização e regularização fundiária de favelas e comunidades urbanas.
Resultados - Os resultados sugerem que a IA, ao articular dados geoespaciais, socioeconômicos e normativos, aperfeiçoa a qualidade das informações levantadas, permite simulações preditivas e apoia a elaboração de políticas públicas socialmente justas e resilientes. Evidencia-se, ainda, a contribuição de algoritmos interpretáveis para assegurar clareza e credibilidade, fundamental para a aprovação da comunidade civil aos planos de urbanização. Constata-se que recursos tecnológicos atuam como ferramenta de apoio para promover o planejamento urbano justo e sustentável, mas não substitui a avaliação dos profissionais, elemento essencial nesse processo.
Contribuições teóricas/metodológicas - O trabalho evidencia o avanço metodológico da Inteligência Artificial (IA) nas dimensões de diagnóstico, monitoramento, previsão e suporte à decisão, no processo de planejamento urbano voltado para a urbanização e regularização fundiária de favelas e comunidades urbanas, possibilitando: combinação de dados variados e detalhados para diagnosticar e monitorar as dinâmicas espaciais, maior rastreabilidade e transparência com a Inteligência Artificial Explicável (IAE) e fortalecendo a validação comunitária em relação a solidez metodológica dos projetos.
Contribuições sociais e ambientais - A aplicação da Inteligência Artificial (IA) na urbanização e regularização fundiária de favelas e comunidades urbanas oferece importantes contribuições sociais e ambientais. No campo social, a IA possibilita o mapeamento automatizado de áreas irregulares, apoiando políticas públicas mais eficientes e justas, ao mesmo tempo em que promove inclusão social, transparência e participação comunitária nos processos de planejamento urbano. Sob a ótica ambiental, a IA contribui para o monitoramento sustentável do uso do solo, a prevenção de riscos como deslizamentos e inundações, e o planejamento de infraestruturas verdes, favorecendo uma ocupação urbana mais equilibrada e resiliente. Assim, o uso da IA torna-se uma ferramenta estratégica para a construção de cidades mais inteligentes, justas e sustentáveis.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









